Síntese Agropecuária BM&F – 03/04/03
3 de abril de 2003
Exportação de carne bovina in natura teve incremento de 18,8% em março
7 de abril de 2003

Alagoas quer vacinar 100% do rebanho

Todo o rebanho bovino alagoano (cerca de 900 mil cabeças) deverá ser imunizado na primeira etapa de vacinação, que começou ontem (03). Há quatro anos nenhum caso da doença foi registrado no Estado, graças à participação dos criadores e ao fortalecimento das campanhas neste período.

O vice-governador do Estado, Luís Abílio, e o secretário executivo da Agricultura Reinaldo Falcão, participaram da solenidade, ao lado de lideranças do meio rural. O secretário Reinaldo Falcão explicou que o governo de Alagoas está fazendo a sua parte para mudar o quadro de risco desconhecido, através de parcerias com o setor agropecuário e a realização do concurso público, que garantirão o fortalecimento da assistência técnica e do trabalho de defesa sanitária animal e vegetal nas barreiras.

Segundo ele, o projeto, orçado em R$ 1,5 milhão e aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no ano passado, se revisto, possibilitará a ampliação da frota de veículos e a compra de equipamentos de apoio ainda neste ano. “Os recursos serão empregados também em barreiras sanitárias móveis, com plantões em dias alternados”, lembrou.

Para Abílio, a situação da pecuária alagoana hoje é boa, mas poderia ser melhor se houvesse mais investimentos do Governo Federal no nordeste. “Muito se falou e pouco se fez pelos Estados desta região”.

Segundo dados da Secretaria Executiva de Agricultura, em 2000 foram imunizados 483 animais. Em 2001, o recorde era de 842 mil cabeças e no ano passado este número pulou para 851 mil. A vacinação, que se estenderá até o dia 30, ocorrerá nas feiras de gado e nas fazendas. A segunda etapa da campanha está prevista para o mês de outubro. As vacinas devem ser adquiridas nas 57 lojas credenciadas em todo o Estado.

Fonte: Gazeta de Alagoas, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.