Maílson da Nóbrega: projeções otimistas para a economia
13 de janeiro de 2006
RS: frigorífico amplia bonificação à carne Angus
17 de janeiro de 2006

Alberto Moure Belentani, engenheiro agrônomo, sócio-diretor da Projeta Consultoria Agropecuária de Araçatuba, SP

Alberto Moure Belentani

Alberto Moure Belentani é engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Projeta Consultoria Agropecuária de Araçatuba, SP

Formação: Engenharia Agronômica – Universidade Estadual de Londrina – UEL – 1988. Administração de Empresas – Faculdades Toledo – Araçatuba – 1992.

Cargo atual: Sócio-diretor da Projeta – Consultoria Agropecuária em Araçatuba e Perito Judicial. A Projeta atende, há 15 anos e em 4 estados, empresas de ponta na modernização de seus sistemas produtivos e na reformulação de seus modelos de negócio.

Maior realização: Colaborar para a modernização de um número representativo de explorações agropecuárias através da conscientização pelos desafios técnico-gerenciais dos proprietários e num diálogo construtivo contínuo com as equipes e tornando clientes amigos para além dos assuntos profissionais.

O que espera realizar: Contribuir para a passagem da pecuária tradicional, orientada na inovação tecnológica e na produtividade, para a agropecuária internacionalmente competitiva com foco na rentabilidade, na qualidade e na sustentabilidade através de modelos de negócio inovadores.

Livro que recomenda: “Megatrends 2010” de Patrícia Aburdene que descreve a forte tendência para um mundo mais consciente e um poder do capitalismo responsável que devem servir como ponto de referência para a estratégica de marketing da carne brasileira para a próxima década.

Empresa que admira: “Natura” pela visão clara e responsável em relação ao ambiente e ao valor das pessoas sem perder de vista a remuneração de seus acionistas.

Personalidade que admira: Prof. Fernando Penteado Cardoso – Empresário brasileiro exemplar e pecuarista inovador, responsável por minha entrada na pecuária tecnificada e por meu entusiasmo em continuamente procurar novos horizontes e novas soluções.

Dica de sucesso: Estimular os outros para eles desenvolverem melhor suas potencialidades, pois o sucesso é sempre resultado de um esforço coletivo, muitas vezes pouco reconhecido.

Frase preferida: “O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos”, André Luis.

Personalidade de destaque no setor: Em vez de identificar uma só personalidade prefiro chamar a atenção à importância cada vez mais notória da instituição BM&F para o setor da carne.

O que está melhorando no setor: Tudo está melhorando. Cada dia um pouco.

O que falta no setor: Maior consciência de que a competitividade da pecuária brasileira não depende de apenas algumas milhares de explorações de ponta, mas sim de pelo menos dois terços de todos os pecuaristas que operam no mercado.

Quem gostaria de ver nessa seção: Jovens pecuaristas (eventualmente formados em outras especialidades) que estão tomando conta das propriedades de suas famílias e que possam explicar suas visões sobre o rumo do setor.

Visão de futuro: Uma democracia cada vez mais consolidada, uma economia crescentemente sustentável e uma pecuária competitiva de alto padrão que assegure empregos, rendimento e um abastecimento adequado para uma parcela cada vez maior de nossa população.

O BeefPoint para você: Uma fonte de informação, reflexão e um ponto de encontro de idéias combativas.

0 Comments

  1. Fernando Penteado Cardoso disse:

    Caro Alberto

    Estou muito sensibilizado por V. me haver escolhido como pessoa que admira. Talvez seja conseqüência de minha longa carreira de agronomia, marcada por muito entusiasmo e dedicação. Afinal estou formado há 69 anos. Caramba, já é antigüidade!

    Lembro-me com alegria de nossa parceria nos anos 1995 quando queríamos definir as regras para uma adubação econômica das pastagens. A Projeta nos ajudou muito a formular uma recomendação de adubação dos pastos bem amparada por experimentos válidos.

    Só desejo que sua gentil lembrança sirva de estímulo para os jovens colegas que precisam, antes de tudo, acreditar na agronomia apoiada em experimentos e muita observação.

    A V. e a seus companheiros, um especial abraço.

    Fernando Cardoso

  2. José Eduardo Duenhas Monreal disse:

    Gostaria de parabenizar o colega Alberto pelo trabalho de resultados que vem realizando ao longo dos anos com a Projeta e seus colaboradores.

    São profissionais competentes que contribuem para que nossa pecuária se modernize e ofereça ao consumidor produtos de qualidade.

    Em tempos de crise cada vez mais é importante a qualidade da informação aliada a prestação de serviços, e isso a equipe da Projeta faz muito bem.

    José Eduardo Duenhas Monreal
    Engenheiro Agrônomo
    Campo Grande – Mato Grosso do Sul