A sorologia nos animais da área de vigilância da aftosa em Alegrete, no Rio Grande do Sul, começa hoje, quando serão examinados 8 mil animais. O coordenador regional da SAA, Fernando Quinteiro, disse que os animais localizados na área infectada foram liberados, pois os exames deram negativo.
Também foi concluída a vacinação. No dia 7 de março, o Estado deverá declarar, oficialmente, levantadas as barreiras sanitárias na região. A SAA doou 1,3 toneladas de carne de animais apreendidos em contrabando a entidades de Livramento.
Governo britânico avalia suspeita de febre aftosa
O governo britânico anunciou ontem que duas ovelhas podem ter sido contaminadas por febre aftosa. O Departamento de Meio Ambiente do Reino Unido informou que os dois animais foram abatidos no condado de Yorkshire. Eles apresentavam lesões na boca.
O departamento revelou que testes estão sendo realizados e, se forem positivos, este será o primeiro caso da doença registrado no Reino Unido desde setembro do ano passado.
Nota da Equipe BeefPoint: No fim da tarde, foi confirmado que a suspeita era um alarme falso, após a conclusão dos testes laboratoriais realizados pelo governo inglês.
Fonte: Correio do Povo/RS e Just-Food, adaptado por Equipe BeefPoint