Os principais clientes externos dos frigoríficos argentinos, os importadores da Alemanha, pediram ao Governo da Argentina que ponha ordem em sua política de exportação de carne. "A Argentina está destruindo sua credibilidade e prestígio. Enquanto todos os outros querem entrar no mercado da União Européia (UE), a Argentina parece querer sair", disse a Associação Alemã de Importadores de Carne em uma carta enviada ao chefe de Gabinete argentino, Alberto Fernández.
Os principais clientes externos dos frigoríficos argentinos, os importadores da Alemanha, pediram ao Governo da Argentina que ponha ordem em sua política de exportação de carne. “A Argentina está destruindo sua credibilidade e prestígio. Enquanto todos os outros querem entrar no mercado da União Européia (UE), a Argentina parece querer sair”, disse a Associação Alemã de Importadores de Carne em uma carta enviada ao chefe de Gabinete argentino, Alberto Fernández.
Essa associação não representa pouco: a Alemanha explica, em valor, cerca de 20% do negócio de exportação de carne bovina da Argentina, que em 2007 superou os US$ 1,2 bilhão.
Segundo o Clarín, a carta explica os problemas atuais de quem pretende importar carne da Argentina. Segundo a Associação, suas empresas “estão sofrendo seriamente por não poder fazer contratos, por não saber quando chega a mercadoria devido às muitas intervenções oficiais, que não dão previsibilidade” ao negócio.
Concretamente, os importadores se queixam porque além de impor cotas de exportação, há manejos irregulares na outorga das permissões para a exportação, denominados Registro de Operações de Exportação (ROE). Inclusive os alemães protestam porque a Alfândega ordenou deter dias atrás vários embarques que já tinham sido autorizados. Foi este o motivo da última briga pública entre o ministro da Economia e Produção da Argentina, Martín Lousteau, e o secretário do Comércio, Guillermo Moreno.
“Muitos embarques já preparados de mercadoria resfriada e portanto, perecível, têm ficado demorados. Os varejistas estão deixando de comprar carne argentina porque restaurantes e supermercados não têm certeza de que a mercadoria chegará a tempo”.
0 Comments
Isso é o reflexo da extraordinaria greve dos fazendeiros Argentinos , que resultou em uma grande catastofre para eles e uma possivel chançe de nos , Brasileriros , aumentarmos nossas exportações….
Uma ideia para os alemães. Comprem carne dos irlandeses.