Fechamento 12:07 – 21/03/02
21 de março de 2002
França poderá ter multa de US$ 557 mil por dia devido ao embargo à carne bovina britânica
25 de março de 2002

Alemanha está desenvolvendo teste para ‘vaca louca’ em animais vivos

Cientistas alemães disseram que estão bem próximos de desenvolver o primeiro método confiável para testar animais vivos para a encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’, o que permitirá separar os animais enfermos do restante do rebanho.

Atualmente, os testes para a detecção desta doença são feitos apenas em animais já sacrificados, principalmente através da análise do tecido nervoso. Pesquisadores da Universidade de Goettingen, na Alemanha Central, estão desenvolvendo um novo teste, que se baseia na detecção de alterações ocorridas no sangue dos animais infectados com a doença.

“Nós estamos em um estágio em que encontramos um marcador, e acreditamos que podemos mostrar mudanças nas amostras de sangue dos poucos animais positivos para a doença que possuímos”, disse o líder do projeto e chefe do Instituto de Ciências Veterinárias da universidade, Bertram Brenig. A pesquisa está em andamento desde 2000.

No entanto, os cientistas estão com dificuldades para conseguir amostras de sangue de animais infectados, já que as autoridades da Alemanha eliminam rapidamente todos os animais que apresentam riscos. “Até agora não temos amostras de sangue suficientes para nos fornecer uma segurança estatística dos resultados”.

Por causa disso, a universidade pediu o auxílio do Reino Unido, país que registrou maior número de casos da EEB. Como resultado deste pedido, os pesquisadores receberam uma permissão para importar 50 amostras de sangue deste país, provenientes de animais infectados.

“Nós esperamos estar recebendo este material até o final deste mês”. A Alemanha registrou 167 casos de EEB desde a primeira ocorrência, ocorrida em novembro de 2000, incluindo 35 novos casos em 2002, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Proteção ao Consumidor do país.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.