A previsão do tempo para os próximos dias indica a ocorrência de grandes volumes de chuva no leste dos estados da região Sul e no leste de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Dois alertas vermelhos, que significam “grande perigo”, seguem ativos durante a sexta-feira (26/1). As regiões em alerta são o sul e a região metropolitana do Rio de Janeiro, litoral sul e região metropolitana de São Paulo, além das baixadas e o Vale do Paraíba Paulista.
“Nas próximas horas, o transporte persistente de umidade, devido aos ventos marítimos, será responsável pela intensificação dos volumes”, informa o instituto.
Até o fim de semana, os maiores volumes de chuva serão entre a faixa litorânea e a encosta da Serra do Mar, especialmente entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral de São Paulo. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 125 milímetros no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro até a manhã de sexta-feira.
“Os volumes de chuva podem passar de 100 milímetros em 24h e acima dos 250 milímetros ou 300 milímetros até a manhã de domingo (28/1)”, complementa o boletim climático do Inmet.
Além dessas regiões, são esperadas chuvas volumosas em outros diversos estados do Brasil. Áreas da faixa norte de Mato Grosso, sul do Pará, Goiás e centro-sul da Bahia e do Tocantins serão afetadas. As precipitações também podem atingir o norte do Espírito Santo e as regiões norte, Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri de Minas Gerais.
Segundo o Inmet, essa condição é resultado da atuação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deste período chuvoso com previsão de atuação até o fim de semana.
Pancadas típicas de verão serão vistas em outras áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, diante da combinação entre calor e umidade, potencializada pela atuação de áreas de baixa pressão em baixos e médios níveis da atmosfera.
Fonte: Globo Rural.