Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável divulga ações realizadas e agenda de ações
14 de setembro de 2010
3G deve mudar estilo de gestão do Burger King
14 de setembro de 2010

Aliança da Terra cria Brigada de Incêndio no Xingu

A Brigada de Incêndio do Xingu é uma iniciativa da Aliança da Terra, que começou em maio de 2009, num projeto pioneiro no estado de Mato Grosso buscando minimizar os impactos de incêndios e oferecendo soluções através de um trabalho de cooperação com o Serviço Florestal dos EUA, o Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso, propriedades de membros da Aliança da Terra e comunidades indígenas da região do Xingu.

A devastação causada pelo fogo é, sem dúvida, um dos fatores que causam maior impacts nos ecossistemas amazônicos. Os incêndios que ocorrem todos os anos nesta região causam irreparáveis danos à agricultura, despejam toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e destroem a biodiversidade.

A Brigada de Incêndio do Xingu é uma iniciativa da Aliança da Terra, que começou em maio de 2009, num projeto pioneiro no estado de Mato Grosso buscando remediar esta situação e oferecendo soluções através de um trabalho de cooperação com o Serviço Florestal dos EUA, o Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso, propriedades de membros da Aliança da Terra e comunidades indígenas da região do Xingu.

A Brigada de Incêndio, é uma tentativa de tentar controlar os incêndios nas vastas áreas territoriais da região do Xingu, durante estação seca do ano e o uso indevido de fogo pela população local.

O principal objetivo da Brigada é para proteger a floresta localizada no Parque Nacional Xingu e em propriedades cadastradas na Aliança da Terra em torno do Parque. Os objetivos secundários que fundamentam o trabalho da brigada, incluem:

1 – Treinar os moradores da região no combate a incêndios e técnicas de manejo do fogo;
2 – Realizar treinamento especial nos assentamentos, onde 70% dos incêndios ocorrem;
3 – Reduzir a taxa de incêndio no leste da bacia do Xingu e, conseqüentemente, as emissões de gases com efeito de estufa;
4 – Ajudar as propriedades rurais do lado leste da Bacia do Xingu a se adequarem aos requisitos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação);
5 – Criar planos de ação preventiva contra incêndios;
6 – trabalhar durante a estação chuvosa para replantar matas ciliares.

A área da atuação da Brigada de Incêndio abrange 16 municípios, 5 em torno do Parque Nacional do Xingu, totalizando quase 13 milhões de hectares.

As informações são da Aliança da Terra, traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Comments are closed.