A competição na indústria de carnes orgânicas da Europa está aumentando à medida que a oferta aumentou em muitos países este ano.
Grandes volumes de produtos derivados de carne orgânica estão chegando a um mercado com taxas atuais de crescimento mais lentas. Uma nova pesquisa feita pela Organic Monitor mostrou que o mercado de produtos orgânicos derivados de carne da Europa cresceu a uma taxa de 20% ao ano desde 1998. Entretanto, a previsão de crescimento deste mercado caiu para 9,5% neste ano.
Desta forma, o mercado europeu está se tornando cada vez mais competitivo devido ao fato de muitos países estarem sofrendo de excessiva oferta e os mercados de exportação estarem se esgotando, disse a Organic Monitor. A maioria dos mercados dos países está se tornando auto-suficiente em termos de fornecimento de carnes orgânicas.
Os mercados da Alemanha e da Inglaterra vêm sendo tradicionalmente grandes importadores de produtos de carnes orgânicas. Entretanto, as importações estão decrescendo à medida que os consumidores estão cada vez mais favoráveis em comprar os produtos de carne orgânica produzidos domesticamente. A Alemanha tem o maior mercado para produtos de carne orgânica, só que as vendas neste mercado têm sido prejudicadas devido ao escândalo no setor de alimentos envolvendo grãos orgânicos. Os rendimentos caíram em quase um quarto em 2002 como conseqüência do escândalo do Nitrofen. Um crescimento positivo vem sendo observado novamente neste ano à medida que a confiança dos consumidores continua se recuperando.
Um dos maiores crescimentos neste mercado tem sido observado no mercado da Itália. O fornecimento de carnes orgânicas caiu abaixo da demanda durante vários anos e isto é responsável por este mercado ser o mais dependente das importações. Apesar de ter a maior área de produção orgânica da Europa – 1,23 milhão de hectares -, há uma escassez de produtos de carne orgânica. Volumes significantes de todos os produtos de carne orgânica são importados pela Itália.
A carne bovina orgânica compreende a maior parte dos rendimentos do mercado de produtos de carne orgânica da Europa. A crise da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) e o preço premium relativamente baixo para estes produtos são fatores que tornaram a carne bovina o produto mais popular entre as carnes orgânicas entre os consumidores europeus. Os segmentos de produção de carne de aves e de ovinos orgânicos deverão apresentar a maior taxa anual de crescimento nos próximos anos devido ao fato de seus produtos terem sido introduzidos em varejistas um pouco mais tarde do que a carne bovina e suína orgânica.
O novo estudo da Organic Monitor mostrou que as companhias convencionais de carne dominam o fornecimento de produtos de carne orgânica. Há 15 companhias na Europa que trabalham com volumes significantes de carnes orgânicas e a maioria delas são companhias de carnes convencionais. Estas companhias conquistaram a liderança no mercado entrando no setor de carnes orgânicas ou adquirindo companhias dedicadas à produção de carnes orgânicas.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint