Processadores de carne da Austrália competem por oferta escassa de bovinos
27 de agosto de 2004
Expointer já tem campeões
31 de agosto de 2004

Amazonas tem curso de capacitação sobre aftosa

O estado do Amazonas promove mais uma etapa de capacitação profissional na área de saúde animal. É o Curso de Atualização em Febre Aftosa para Médicos Veterinários de Campo, que será realizado de hoje a sexta-feira (03), no município de Presidente Figueiredo, distante cerca de 200 quilômetros de Manaus.

“Precisamos capacitar veterinários no estado para atuar no Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa”, disse a gerente de Defesa e Inspeção Animal da Comissão Executiva de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) do Amazonas, Josane Fontoura Blós. “Temos de prepará-los para trabalhar nas campanhas de vacinação e em situações emergenciais”.

O curso será coordenado pelos veterinários Ivo Gomes e Paulo Auge de Mello, dois dos mais conceituados consultores brasileiros em febre aftosa. Segundo Josane, 27 veterinários dos serviços estadual e federal participarão do evento. “A defesa agropecuária tem papel fundamental no controle sanitário”, avalia a gerente.

O estado tem um rebanho de cerca de 1,2 milhão de cabeças, 1.080 de bovinas e 120 mil de bubalinos. Uma parte do território amazonense é livre de aftosa com vacinação e a outra é considerada de risco desconhecido.

Presidente Figueiredo foi escolhida como local do curso por oferecer condições para treinamento teórico e prático. De acordo com Josane, o município tem propriedades de pecuária de corte e de leite e um frigorífico e matadouro.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.