O estado do Amazonas promove mais uma etapa de capacitação profissional na área de saúde animal. É o Curso de Atualização em Febre Aftosa para Médicos Veterinários de Campo, que será realizado de hoje a sexta-feira (03), no município de Presidente Figueiredo, distante cerca de 200 quilômetros de Manaus.
“Precisamos capacitar veterinários no estado para atuar no Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa”, disse a gerente de Defesa e Inspeção Animal da Comissão Executiva de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) do Amazonas, Josane Fontoura Blós. “Temos de prepará-los para trabalhar nas campanhas de vacinação e em situações emergenciais”.
O curso será coordenado pelos veterinários Ivo Gomes e Paulo Auge de Mello, dois dos mais conceituados consultores brasileiros em febre aftosa. Segundo Josane, 27 veterinários dos serviços estadual e federal participarão do evento. “A defesa agropecuária tem papel fundamental no controle sanitário”, avalia a gerente.
O estado tem um rebanho de cerca de 1,2 milhão de cabeças, 1.080 de bovinas e 120 mil de bubalinos. Uma parte do território amazonense é livre de aftosa com vacinação e a outra é considerada de risco desconhecido.
Presidente Figueiredo foi escolhida como local do curso por oferecer condições para treinamento teórico e prático. De acordo com Josane, o município tem propriedades de pecuária de corte e de leite e um frigorífico e matadouro.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint