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Ameaças, oportunidades e o mercado futuro

Por José Geraldo de Andrade1 e Daniela Meirelles Andrade2

O Dr. Caio Junqueira, em seu artigo de 30 de junho aborda, com clareza, a necessidade do empresário rural analisar os aspetos internos de sua empresa (planejamento e análise de custos, por exemplo), como também utilizar as condições modernas propiciadas pelo ambiente empresarial, com destaque para o mercado futuro de commodities.

Neste artigo, apresentaremos uma abordagem sobre as oportunidades (como a utilização do mercado futuro, já pontuada por Caio em seu último artigo) e as ameaças que podem ocorrer nas empresas rurais.

Quando falamos em oportunidades e ameaças estamos nos referindo também ao ambiente em que as empresas rurais estão inseridas, no qual existe um conjunto de ações positivas e negativas que influenciam simultaneamente, as organizações rurais. Conseqüentemente, é importante estarmos atentos a estes cenários para sabermos que decisão tomar a que momento.

Neste momento, um outro conceito administrativo começa a ter destaque na medida em que ameaças e oportunidades influenciam a condição estratégica vivenciada pela empresa rural, ou seja, devemos, na medida do possível, prever um cenário futuro por meio da elaboração de um planejamento estratégico. Este envolve uma série de elementos como análise ambiental (ameaças e oportunidades), estabelecimento da missão, objetivos e metas da empresa, além da análise interna (pontos fortes e fracos).

No entanto, estaremos enfatizando neste artigo as oportunidades e ameaças que ocorrer no ambiente empresarial denominado de geral, composto por variáveis que exercem ações indiretas sobre as organizações, tais como: econômicas, tecnológicas, ecológicas, sociais e demográficas, políticas e legais.

Para facilitar a análise do ambiente os cenários são um importante instrumento de apoio aos administradores, pois descrevem um futuro, possível de ser vivenciado pelo empresário rural. Em se tratando de cenários podem ser feitas, ao mesmo tempo, alternativas para o mesmo período de tempo futuro (cenário pessimista, cenário otimista e cenário mais provável). O objetivo da análise dos cenários é estimular os administradores a pensar sobre variáveis externas além de fornecer bases para a realização do planejamento estratégico.

Isto é facilitado pela identificação das ameaças e oportunidades que permeiam as organizações.


Ameaças: são variáveis externas e não controladas pelo empresário, que podem criar condições desfavoráveis para a empresa rural. Como exemplo, podemos citar a ocorrência de uma geada, e a queda brusca do preço de comercialização do boi gordo.


Oportunidades: são variáveis externas e não controladas pela organização rural, no entanto, podem ser criadas condições favoráveis para suas utilizações, desde que a empresa tenha condições de usufruí-las. As oportunidades nem sempre chegam prontas à mão do produtor, assim é necessário que o empresário adapte a realidade do ambiente às suas necessidades e à realidade interna da empresa rural.

Concluindo, o empresário rural deve estar sempre atento às oportunidades e às ameaças que o cercam, para que possa refletir sobre as mesmas visando a elaboração de um adequado planejamento estratégico e obter sucesso no seu negócio.

Na próxima edição estaremos tecendo alguns comentários sobre a análise interna das organizações.

Bibliografia consultada

ANDRADE, J. G. Introdução a administração rural. Lavras: UFLA/FAEPE, 2000.

KOTLER, P. E. Administração de Marketing. Tradução: Ailton Bomfim Brandão. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1998. 725p.

PORTER, M.E. Vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1989. 897p.

SANDHUSEN, R. L.. Marketing básico. Tradução: Robert Brian Taylor. Revisão técnica: Rubens Costa Santos. São Paulo: Saraiva, 1998.
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1José Geraldo de Andrade é engenheiro agrônomo e mestre em Economia Rural. Professor aposentado da Universidade Federal de Lavras, Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais campus Lavras, Consultor, Produtor Rural, Secretário Municipal da Educação e Cultura de Lavras.

2Daniela Meirelles Andrade é graduada em Administração com habilitação em empresas rurais e cooperativas pela Universidade Federal de Lavras, mestranda em administração pela Universidade Federal de Lavras, Produtora Rural e Consultora.

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