Tendência Semanal: Indefinida. Tendência Diária: Alta. Comentários: BGIG07 (mais líqüido -Fevereiro): O contrato futuro com entrega em fevereiro passa a ser o mais líqüido, no entanto, a rolagem das posições ainda não se completou tornando o gráfico mais difícil de ser analisado e deve ser visto no contexto das análises anteriores.
Tendência Semanal: Indefinida.
Tendência Diária: Alta.
Comentários:
BGIG07 (mais líqüido -Fevereiro):
O contrato futuro com entrega em fevereiro passa a ser o mais líquido, no entanto, a rolagem das posições ainda não se completou tornando o gráfico mais difícil de ser analisado e deve ser visto no contexto das análises anteriores. Além da rolagem de posições notamos operações de arbitragem sendo feitas. Em termos simples, arbitragem é feita da sguinte forma: com o preço a vista mais barato que o futuro, compra-se no mercado a vista e vende-se no mercado futuro. A operação inversa também pode ser feita, ou seja, quando o preço a vista é maior que o futuro, vende-se no mercado a vista e compra-se no mercado futuro. Isto vem ocorrendo e na próxima análise comentarei mais a respeito do backwardation.
Vemos no gráfico semanal uma congestão formada entre 50,15 e 53,15. Em geral o extremo rompido mostra o caminho do mercado, desde que seja acompanhado de volume financeiro significativo. Existem também os “falsos rompimentos”, como a alta ocorrida no final de setembro logo antes da grande queda que acompanhamos por volta de dois meses. Portanto é necessário um manejo de risco eficiente na operação dos rompimentos. De qualquer forma o mercado agora se encontra indefinido e precisamos aguardar para ver se compradores ou vendedores tem mais força.