Canadá reabre mercado para carnes uruguaias
30 de outubro de 2002
Intensificar ou Vender ?
30 de outubro de 2002

Análise semanal do mercado – 30/10/02

Com a ajuda do feriado de sábado, finados, alguns compradores conseguiram fechar as matanças da semana, iniciando as compras de segunda e terça-feira.

Contudo, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, existem aqueles que ainda buscam animais para morrer nesta sexta-feira (1/11).

De qualquer modo, mesmo quem está mais adiantado ainda sente a pressão, e o resultado vem em forma de novas correções positivas.

Os reajustes seguidos têm influenciado pouco no andamento dos negócios, mostrando que o volume de animais terminados disponível no mercado é pequeno.

No decorrer de outubro, a valorização média acumulada da arroba do boi gordo nas 24 praças levantadas pela Scot Consultoria foi de 9%. A maior valorização foi registrada na região Marabá (PA), 17%, enquanto que o pior desempenho deu-se no Rio Grande do Sul, -3%.

A reduzida oferta de carne e o bom desempenho das exportações permitiram que o equivalente físico acumulasse uma alta de 11,5% em outubro.

Equivalente Scot Consultoria

A fim de adequar o cálculo do que o comprador pode pagar pela arroba do boi gordo com o que apura com a venda da carne e dos produtos originados pelo boi , a Scot Consultoria, atendendo aos pedidos dos leitores, lançou a partir do dia 29/10, terça-feira, o Índice Equivalente Scot.

No cálculo são considerados, além da carne com osso, o couro e o sebo. Essa é uma tentativa de tornar mais claro como anda a relação de troca dessas mercadorias. O índice não é estático e poderá sofrer no futuro novas inclusões.

O Equivalente Scot do dia 30/10 era de R$55,59/@.

0 Comments

  1. Walter José Verdi disse:

    Muito oportuna a inclusão de valores no Índice Scott, de valores agregados à carcaça bovina no processo de abate,tais como o couro e o sebo. Gostaria de saber também o seguinte :

    – Qual é a média do rendimento de carne industrial / carcaça abatida ?

    – Quanto custa o kg desta carne depois de processada, e de que formas são comercializadas, e se possível informar os valores nos mercados interno e na exportação ?

    – É possível incluir estes valores no índice ?

    – Quais os cortes, ou aparas que são comumente utilizados para a obtenção desta carne industrial ?