Lançada este mês, em Ribeirão Preto, SP, a 2a edição do Catálogo de Touros da Reprodução Programada 2005. Com 86 animais, a publicação consolida o êxito de um trabalho iniciado em 1992, cujo objetivo é avaliar e selecionar touros jovens. Com uma forte pressão de seleção, o programa já testou 389 touros da raça Nelore de 345 fazendas, com a distribuição de 64 mil doses de sêmen de forma totalmente gratuita. Este ano, está prevista a doação de 23 mil doses de sêmen.
Segundo a zootecnista Roberta Gestal, que palestrou durante o Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, também realizado no último dia 10, em Ribeirão Preto, as conquistas da Reprodução Programada (RP) são imensas e se traduzem em ganho para os rebanhos participantes, principalmente pela variabilidade genética incorporada. “Os critérios rigorosos de avaliação fazem da Reprodução Programada uma prova com grande pressão de seleção. Dos 98 mil machos jovens selecionados pela idade (mínimo de 12 meses e máximo de 42 meses), 6.365 foram candidatos à RP”, explica Roberta. Desse total, apenas 30 atendem a todos os critérios estabelecidos pelo programa. Foram para o teste de progênie e tiveram o sêmen coletado em centrais.
Na 2a edição do Catálogo de Touros da RP consta o Mérito Genético Total (MGT) de cada touro avaliado, bem como o MGT de seus pais e avós. “A Reprodução Programada permite a redução do intervalo entre gerações e também possibilita uma oferta maior de touros jovens e o aumento do ganho genético para as características de interesse econômico”, destaca Alice Ferreira, presidente da ACNB.
A publicação faz parte da 11a edição impressa do Sumário de Avaliação Genética de Touros e Matrizes da Raça Nelore, na qual estão reunidos dados de 774.870 animais de 352 fazendas do Brasil, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Também constam 2,5 milhões de pesagens e 400 mil mensurações de perímetro escrotal.
Para mais informações, preencha o formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa da ANCP