IBGE: abate de bovinos cresce 12,48% no segundo trimestre
30 de setembro de 2005
Síntese agropecuária BM&F – 30/09/2005
4 de outubro de 2005

André Alves de Souza, consultor em nutrição e produção de bovinos de corte

André Alves de Souza

André Alves de Souza é consultor em nutrição e produção de bovinos de corte

Formação: Médico Veterinário pela UEL, Mestrado pela ESALQ/USP e Doutorado pela UNESP Botucatu.

Cargo atual: Consultor Nutrição e Produção de Bovinos de Corte – Campo Grande/MS

Maior realização: Profissional: Meu último dia de trabalho. A cada objetivo alcançado geramos novas metas e a cada passo dado rumo ao crescimento é uma realização. Ainda não me sinto com o dever cumprido.
Na vida: Ter filhos

O que espera realizar: Tudo! Estou certo de que tenho muito a realizar ainda e, espero poder ajudar no desenvolvimento e na solidificação da pecuária Brasileira como a maior do mundo, não só em quantidade, mas também em qualidade e geração de riqueza ao país.

Livro que recomenda: A lei do Triunfo, Napoleon Hill

Empresa que admira: Microsoft, não pelo gigante que se tornou, mas pela grande evolução que possibilitou à humanidade.

Personalidade que admira: Ayrton Senna – Um grande exemplo de que a busca incessante e a vontade de vencer podem superar as dificuldades. Além disso, um homem que sempre fez questão de engrandecer e mostrar nosso maravilhoso Brasil.

Dica de sucesso: Trabalho em equipe

Ditado preferido: “Sorte, é o encontro da oportunidade com a competência”.

Personalidade de destaque no setor: Celso Boin, além de mestre, um grande amigo.

O que está melhorando no setor: O Profissionalismo na gestão da pecuária. Vejo uma grande preocupação no planejamento e implantação de tecnologias, sendo esses os aspectos mais importantes para se atingir o sucesso nessa atividade.

O que falta no setor: União entre os diferentes elos da cadeia. E essa união deve começar em cada elo, pois: “nenhuma corrente é mais forte do que seu elo mais fraco”.

Quem gostaria de ver nessa seção: Existem tantos colegas e profissionais da área, os quais tenho certeza trazer lições muito importantes a todos, que seria injusto se indicasse somente um.

Visão de futuro: Temos um grande caminho a avançar, a cadeia da carne bovina nacional ainda é um gigante adormecido, mas sem sombra de dúvida, o Brasil será o grande produtor de proteína animal no mundo.

O BeefPoint para você: Uma excelente fonte de informação disponível a produtores e técnicos e, um ponto de encontro e troca de experiências para todos os integrantes da cadeia produtiva da carne bovina.

4 Comments

  1. Sergio Raposo de Medeiros disse:

    Quem já teve a oportunidade de jogar futebol com o Dr. André sabe que, se ele mantiver a mesma determinação na consultoria que a dentro de campo, nossa chance de fazer da Austrália segunda colocada também em faturamento com exportação de carne aumenta bastante.

  2. Marina Hojaij Carvalho disse:

    Não poderia deixar de comparecer aqui para comentar mais este colega. O André está chegando agora de volta a Campo Grande, e com certeza vai fazer diferença, tem um grande valor como profissional e é um grande amigo também!

  3. Dilson Araujo disse:

    Olá.
    Trabalho com cofinamento de novilho jovem.Ouvido audio Nutrição Aavançada de Bovinos Para produção de Cortes especiais, fiquei com algumas duvidas:
    1- Para aumentar marmoreio,quanto de energia devo ter na ração,uso silagem de milho e cosentrado.
    2-Sobre o amido,0,6% PV, posso subistituir parte do milho por aveia amarela?
    3-Quanto a restrição alimentar,quando fazer e tempo,para aumentar marmoreio.
    4-Quantidade de Vitamina D e E devo usar.

    Obrigado pela atenção.

    Dilson.

  4. André Alves de Souza disse:

    Prezado Dilson,
    Vou responder às suas dúvidas em topicos, como foi colcado por vc, apesar dos assuntos serem interdependentes.

    1) A características de marmoreio é dependente de diversos fatores, sendo o genético o mais importante, porém tb dependente de nutrição adequada, idade, sexo etc. Portanto, não poderia lhe afirmar quanto de energia seria necessário para a ocorrência do emos. Podemos dizer que maximizando a densidade energética da dieta, vc estará com condições do animai expressar seu potencial genético para a característica.

    2)A substituição de ingredientes devem ser feitas levando-se em consideração custo e composição bromatológica. No caso da susbtituição amido do milho por amido de aveia, vc terá um amido de degradação mais rápida no rúmen.

    3) É muito difícil afirmar quanto de restirção possibilitará aumento no marmoreio, visto que essa depende não só do tempo de restrição, bem como perído da curva de crescimento e intensidade da restrição.

    4)As vitaminas devem ser fornecidas exclusivamente para suprir as exigencias nutricionasi de cada categoria. Outras situações, como melhora na qualidade da carne para maciez e tempo de prateleira, deverão ser usadas dosagens mais elevadas e por períodos maiores.

    Forte abraço.