UE desenvolverá padrões de garantia de qualidade
4 de março de 2004
Balança do agronegócio bate novo recorde em fevereiro
8 de março de 2004

Anestro pós-parto em vacas de corte – Manejos para melhora da eficiência reprodutiva em fêmeas de corte

Algumas formas de desmame podem ser utilizadas para diminuir os efeitos da presença do bezerro sobre o anestro pós-parto em bovinos de corte. Técnicas de desmame apresentam efeitos positivos sobre a eficiência reprodutiva de matrizes de corte. A utilização de técnicas de manejo, como o desmame precoce, desmame interrompido ou o controle de mamada, podem ajudar na diminuição do intervalo entre partos dentro da bovinocultura de corte.

A remoção do bezerro estimula consistentemente o aumento das concentrações de LH sérico através do aumento dos pulsos de liberação de LH. Após o desmame, é observado aumento significativo na concentração de GnRH no líquido cerebroespinal de fêmeas bovinas (WILLIAMS et al., 1996). A frequência de pulsos de LH aumenta em 24 a 48 horas após a remoção do bezerro no início do puerpério, sendo novamente inibida com o retorno do mesmo (EDWARDS,1985).

A não resposta às técnicas de desmame podem estar relacionada à aspectos nutricionais, e ou baixa condição corporal sobre a inibição da atividade reprodutiva. A limitação das amamentações diárias não implica em perdas no peso ao desmame dos bezerros, o que provavelmente ocorre é um ganho de peso compensatório devido ao fato desses animais terem sido menos dependentes do leite materno, adquirindo um desenvolvimento mais precoce da flora ruminal (FONSECA et al., 1987).

Técnicas de desmame

Desmame Precoce

Essa técnica consiste em separação definitiva do bezerro com a finalidade de reduzir o estresse da lactação e diminuir as exigências nutricionais da vaca, visando a antecipação do restabelecimento da atividade reprodutiva.

O desmame precoce de bezerros com trinta dias de idade reduz o intervalo parto-primeiro cio, aumenta a taxa de concepção e tende a diminuir o intervalo entre o parto e a concepção (BELL et al., 1998).

O desmame precoce deve ser avaliado para as diferentes situações em que pode ser empregado, pois envolve altos custos em estrutura e alimentação dos bezerros.

Controle de Mamada ou Mamada controlada

Consiste em permitir a amamentação, por um período de 30 minutos à 2 horas, uma ou duas vezes ao dia. Deve ser feito a partir dos 30 dias pós-parto. O controle de mamada permitindo-se somente uma mamada por dia com duração de 30 à 60 minutos levou ao aumento na taxa de concepção e do intervalo parto ao primeiro estro (BAUD e CUMMINS, 1977) citados por WILLIAMS (1990);

O controle de mamada é uma técnica que permite a obtenção de bons resultados, porém apresenta limitações como estrutura para utilização em grandes rebanhos e mão de obra para o manejo dos animais.

Desmame Temporário

A remoção temporária do bezerro é uma técnica de manejo simples e de baixo custo, sendo uma boa alternativa para a melhora dos índices reprodutivos de fêmeas de corte. O desmame temporário do bezerro, de 48 à 72 horas, tem se mostrado bastante eficiente na diminuição do intervalo entre o parto-primeiro cio e do intervalo entre partos. Deve-se observar o mínimo de 48 horas de aparte mãe-cria para que se possa obter um aumento nos pulsos de LH e na eficiência reprodutiva de fêmeas de corte.

Conclusão

Mecanismos do controle neuroendócrino, intervenções farmacológicas e a manipulação genética das funções do hipotálamo e da hipófise na síntese hormonal, são os fatores de maior importância nos efeitos da interação mãe/cria na duração do anestro pós-parto. No entanto não podemos nos esquecer da condição nutricional dessas fêmeas, pois estes também são fatores limitantes à reprodução.

Já é conhecido que todos os fatores relacionados ao anestro pós-parto não atuam isoladamente, porém a nutrição e a amamentação são os mais importantes e devem ser priorizados no manejo de fêmeas de corte.

Os mecanismos endógenos pelos quais a amamentação inibe a atividade reprodutiva de vacas de corte no pós-parto ainda não está totalmente claro, porém já foi demonstrado que existe uma interação de vários fatores para que ocorra a inibição dos ciclos estrais.

A utilização de técnicas de desmame temporário, desmame precoce ou controle de mamada, pode propiciar resultados significativos em relação à diminuição do intervalo entre partos de vacas de corte.

Referências bibliográficas

BELL, D.J.; SPITZER, J.C.; BURNS, G.L. Comparative effects of early weaning or once-daily suckling on occurrence of postpartum estrus in primiparous beef cows. Therigenology, v.50, p.707-715, 1998.

EDWARDS, S. The effects of short term calf removal on pulsatile LH secretion in the postpartum beef cow. Theriogenology., v.23, n.5, p.777-785, 1985.

FONSECA, V.O.; CHOW, L.A.; ANDRADE, V.J.; NORTE, A.L.; AZEVEDO, N.A. Efeito de diferentes métodos de amamentação sobre as eficiências produtiva e reprodutiva de um rebanho bovino de corte. Arq. bras. Vet. Zoot., v.39, p.233-240, 1987.

WILLIAMS, G.L. Suckling as a regulator of postpartum rebreeding in cattle: a review. J. anim. Sci., v.68, p.831-852, 1990.

WILLIAMS, G.L.; GAZAL, O.S.; Guzman Vega, G.A.; Stanko, R.L. Mechanism regulating suckling-mediated anovulation in cow. Anim. reprod. Sci., v.42, p.289-297, 1996.

Os comentários estão encerrados.