Com um trabalho forte de divulgação da raça desenvolvido nos últimos anos, os criadores de angus começam a colher os resultados. O número de expositores na Expointer, em Esteio (RS), registrados este ano pela Associação Brasileira de Angus (ABA) é recorde: 56, sendo nove novos criadores. No ano passado estiveram presentes 34 cabanhas. Além disso, a raça é a de maior representatividade entre os bovinos de corte na mostra, com 233 exemplares de argola. Os resultados foram comemorados ontem, durante reunião-almoço promovida pela entidade no seu estande, no parque Assis Brasil.
Com apenas 19 anos, Gláucio Gil Gomes é um dos que estão estreando no plantel angus. Junto com o avô e o irmão, montou um rebanho de oito exemplares PO e 70 vacas PC na Cabanha do Sonho, em Santo Antônio da Patrulha. “Nossa produção era de gado geral, mas sempre tivemos o sonho de montar uma cabanha”, conta Gomes. A opção pelo angus veio da rusticidade dos animais. “Nossa região é de campo molhado e muito banhado e a raça apresenta excelente adaptação”, justifica.
Por enquanto, a criação inclui apenas bovinos de pelagem vermelha, mas a idéia é acrescentar também o preto à propriedade. Para isso, Gomes pretende fazer investimentos nos remates em Esteio.
Mais antigo na produção de angus, desde 1988, Luis Alberto Moreira Mondadori, também está debutando nas pistas da Expointer. Da Fazenda Santo Antônio das Lombas, em Muitos Capões, trouxe uma fêmea, Lombas TE 008 Embuia,, de apenas noves meses. A novilha vai participar da Copa Incentivo, um concurso instituído pela ABA neste ano para fomentar a participação de iniciantes. Disputam o campeonato, amanhã, 15 fêmeas com idade entre seis e 14 meses. “Não estamos preocupados em vencer. Só participar já é uma grande conquista”, afirma Mandadori, que mantém um plantel de 470 exemplares.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint