No dia 8 de outubro, no frigorífico Santa Esmeralda – pertencente ao Grupo Campboi e com sede em Guapiaçu/SP – foi realizado o abate técnico de um lote de 120 animais castrados 1/2 sangue (Limousin x Nelore), de propriedade do criador Roberto Ignácio Neszlinger. Os resultados obtidos foram expressivos e comprovaram outra vez o potencial da raça. O lote apresentou um rendimento de carcaça de 58,31%, e a média de peso dos animais foi superior a 21 arrobas. Cerca de 25 animais alcançaram rendimento de carcaça acima de 62%.
“O abate foi muito bom. Fiquei impressionado com a qualidade dos animais. Uma carne com excelente acabamento e hiper macia. Queria ter um lote de 120.000 animais como este”, afirmou o diretor geral do Grupo Campboi, César Furlan Pereira.
Os animais abatidos tinham idade média de 26 meses. Foram criados a pasto, na Fazenda Barra Bonita – em Araguaina/TO, e terminados em regime de confinamento. “Os animais ficaram 108 dias recebendo suplementação alimentar e conseguiram, neste período, um ganho de peso médio diário de 1.700 gramas”, informou Paulo Loureiro, Conselheiro Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Limousin e médico veterinário que acompanhou o abate técnico.
“Além da qualidade da carcaça, os animais apresentaram uma ampla musculatura, uma cobertura de gordura invejável – em torno de 8mm, e impressionaram ainda mais pelo rendimento de desossa que chegou ao patamar de 81%”, complementou Loureiro. Os animais abatidos eram progênie do touro Champion da Barra.
Fonte: Assessoria de imprensa da ABCL (por Olavo Alves)