Continuam as avaliações do vestibular da pecuária. No último dia 08 de agosto foi realizada a pesagem intermediária e a primeira mensuração de circunferência escrotal dos animais jovens participantes do Centro de Performance CRV Lagoa, teste de performance realizado pela CRV Lagoa, que busca identificar animais jovens geneticamente superiores.
No último dia 08 de agosto aconteceu a pesagem intermediária e medição de perímetro escrotal dos candidatos a tourinhos do CP CRV Lagoa, edição 2008
Continuam as avaliações do vestibular da pecuária. No último dia 08 de agosto foi realizada a pesagem intermediária e a primeira mensuração de circunferência escrotal dos animais jovens participantes do Centro de Performance CRV Lagoa, teste de performance realizado pela CRV Lagoa, que busca identificar animais jovens geneticamente superiores.
Participam do CP CRV Lagoa 2008 um total de 457 animais de 140 criadores oriundos de 12 estados – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Além das cinco principais raças zebuínas de corte – Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã -, que já haviam participado da prova no ano passado. Agora o CP conta também com animais da raça Aberdeen Angus, Red Angus, Santa Gertrudis e Senepol.
Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da CRV Lagoa, explica que a pesagem dos animais foi realizada no período da manhã, com todos os animais em jejum. Segundo ele, as características avaliadas contarão para a ponderação do Índice CP de cada raça, que será determinada por um comitê técnico escolhido pelos próprios criadores. “Todos os resultados da avaliação estão disponíveis no site da CRV Lagoa, na área restrita aos criadores participantes”, destaca Abreu.
“As pesagens dos animais do CP CRV Lagoa 2008 demonstram a grande capacidade de adaptação deles à dieta e ao manejo nutricional. Desde a pesagem inicial, observamos uma grande evolução dos animais quanto à estrutura corporal e ganho em volume de carcaça. A grande tecnologia incorporada à dieta, juntamente com a qualidade genética dos animais permitirá, com certeza, um resultado superior ao obtido em 2007”, avalia o zootecnista Rogério Coan, da Coan Consultoria, consultor em nutrição animal da CRV Lagoa.
O cronograma completo da avaliação, realizada no Confinamento Savegnago, que fica a poucos quilômetros da sede da Central, em Sertãozinho (SP), prossegue na segunda quinzena de setembro, quando será realizada a reunião do comitê técnico e comercial do CP CRV Lagoa. As avaliações finais estão marcadas para o período de 03 a 10 de outubro, mesmo período em que serão realizadas as avaliações genéticas.
Os animais jovens superiores identificados no final da prova serão levados ao leilão que acontece no dia 18 de outubro. Além disso, os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT e passar a integrar a bateria da Central. Dez touros Top Class do CP CRV Lagoa 2007 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e estão em coleta na Central – cinco já contam com sêmen disponível. “São vários benefícios para o criador participante, entre eles a avaliação genética dos animais jovens, agregando valor aos animais positivos; reconhecimento e valorização por parte do mercado no leilão; e a possibilidade de ter o touro em coleta de sêmen na CRV Lagoa”, finaliza Abreu.
Sobre a CRV Lagoa
A CRV Lagoa é integrante da CRV. Maior central de genética bovina da América Latina, localizada em Sertãozinho (SP), oferece desde 1971 produtos e serviços de melhoramento genético animal, comercializando 1,8 milhão de doses por ano. Conta com sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados e ovinos e caprinos em sua bateria, além de oferecer programas e serviços como PAINT (melhoramento genético para bovinos de corte), Centro de Performance CRV Lagoa, Ensino Avançado CRV Lagoa (cursos e treinamentos voltados para a pecuária), entre outros.
A CRV é uma empresa internacional holando-belga de melhoramento genético. Com sede na Holanda, está presente com centrais e escritórios nos seguintes países: Bélgica, Luxemburgo, República Tcheca, Brasil, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, e também conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países. Em 2006/2007, foram comercializadas 6,2 milhões de doses de sêmen em todo o mundo.
Para mais informações preencha o formulário abaixo.