Teve início na semana passada a última fase da terceira edição do programa “Zebu: Carne de Qualidade”. Os 147 animais dos grupamentos genéticos Brahmanel, Guzonel, Sindinel e Tabanel foram submetidos ao abate técnico na planta da Minerva Foods, em Barretos (SP).
A etapa foi acompanhada por representantes da Diretoria e da Área Técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Todos os dados levantados nesta edição do programa serão divulgados em agosto, durante a programação da ExpoGenética.
O procedimento foi conduzido pelo professor Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e sua equipe. “Em nível de frigorífico, avaliamos principalmente a parte de conformação, cobertura de gordura e a maturidade pela dentição”, afirmou Pflanzer.
As carcaças permaneceram no frigorífico até quinta-feira (20), quando foram avaliadas em baixas temperaturas. Além disso, amostras de carne, coletadas durante o abate, serão encaminhadas para análises de qualidade e maciez no laboratório da Unicamp.
Pela primeira vez, informa a ABCZ, lotes produzidos sob o sistema de baixo carbono e carbono neutro foram abatidos e incluídos no estudo.
“Uma das riquezas do programa são as parcerias e a Embrapa, uma das nossas parceiras, sugeriu que trabalhássemos com Carne Carbono Neutro e Carne Baixo Carbono. E, então, em outubro, nós conseguimos formar dois grupos de animais, que passaram o período das águas, depois do confinamento, e estão aqui em lotes individuais para que possamos mostrar que é possível o Zebu produzir uma carne de baixo carbono ou até uma carne de carbono neutro para o mercado”, explica o Gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.
Fonte: Ascom ABCZ.