A discussão da raça ou cruzamento ideal é totalmente infrutífera se não considerarmos o sistema de produção como um todo.
Pode parecer óbvio demais falar sobre isso, mas como é freqüente a mistura de alhos com bugalhos… segue uma dica para que você tire sua própria conclusão:
Abra o foco e analise todo o quadro!
Saiba que, nos trópicos, é possível que dois pecuaristas, ainda que vizinhos, tenham posições completamente divergentes quanto a determinado tipo de animal. Basta para isso, que utilizem a mesma genética em sistemas muito diferentes, e obterão desempenhos completamente díspares.
E quem está certo?
Certo está aquele que consegue combinar de maneira harmoniosa os fatores de produção (e raça é apenas um deles) buscando o aprimoramento equilibrado da produção e da rentabilidade. Para isso é necessário ter uma visão mais abrangente a fim de detectar e alterar aquele que, no momento, é realmente o fator limitante do processo de produção.
A pecuária do Brasil está cheia de gente querendo vender o milagre…
Só podemos concluir que tem bastante “comprador” querendo acreditar no dito cujo !
0 Comments
Embora tratada de maneira suscinta a matéria em questão, foi extremamente bem abordada e colocada.
Realmente a fotografia já diz tudo. Talvez não seria esta a razão por estarem as raças Taurinas em declínio em face da generalização ???
Seria melhor separarmos o joio do trigo.
Realmente Jose Junior…
É completamente ilusório o produtor chegar até uma exposiçao e comprar um animal que contenha todas as caracteristicas que ele almeja para o seu rebanho.
Devemos levar em consideração que animais de exposição vive é de “mordomias” e devemos ter em mente algumas perguntas:
Será que este animal no campo tera o mesmo desenvolvimento?
O animal que estou comprando transmitirá sua característica a seus decendentes?
Esta na hora dos produtores mantermos os olhos bem abertos sobre esse assunto, pois o ambiente em que este será criado imfluencia e muito sobre seu desempenho.
Na hora de realizar a compra fiquem atentos e procurem saber se não estamos comprando apenas o fenótipo (o que vemos), mas sim o genótipo (o que nao vemos) e é o que nos interessa para melhorarmos as médias de nosso rebanho seja produçao de leite ou carne.
Entao pessoal vamos nos informar melhor sobre os animais a serem comprados (dep´s, criador, região), e lembrem-se o animal que em uma certa propriedade ou região, pode não ser o melhor animal a ser criado na sua propriedade.
Portanto fiquem ligados e nao se deixem iludir, pois, quem ve cara nao vê dep.
Um abraço
Todo animal e ideal em algum lugar, cabe agora aos profissionais descobrir que lugar e este.
Porque cada animal possui uma particularidade que o faz especial.
Portanto, na minha opinião, existe um animal que tem melhor produtividade e produção para determinado ambiente, este é o animal ideal.
Parabéns.
Uma coisa que ainda não entra na minha cabeça é que ainda existem produtores criam seu rebanho de acordo com aquele que esta na moda.
O que é preciso, é utilizar a raça desejada para determinados fins e criar e manejar com profunda dedicação.
Temos que deixar de ser dogmáticos só assim poderemos sair dessas ruínas e rumar para a glória, melhorando e aperfeiçoando cada dia mais nossa grande pecuária.