Aniversário na orelha

Independentemente da polêmica rastreabilidade, boa parte dos pecuaristas fazem algum tipo de marcação nos seus animais para pelo menos identificar os contemporâneos e ter alguma forma de controle sobre seus números e uma avaliação visual de desempenho no campo.

Um modo bastante prático de visualizar o mês de nascimento do bezerro sem os inconvenientes da marcação a fogo em animais muito jovens, é o sistema de numeração por picotes na orelha que foi feito no bezerro desta fotografia.

O campeiro leva no cavalo, além do laço, o iodo para curar o umbigo, a Ivermectina e um alicate picotador (bastante utilizado na marcação de suínos) que utiliza logo no primeiro dia de vida do bezerro. Desta forma, mesmo em pastos mais distantes do curral é possível fazer a contagem dos nascimentos e identificação dos bezerros já curados.

A fotografia mostra um bezerro nascido no mês de Setembro (ou mês 9). O picote na parte superior da orelha “valem” 5 e os na parte inferior “valem” 1.

Os bezerros nascidos em Outubro receberão dois picotes na parte superior. Os nascidos em Novembro dois picotes em cima e um embaixo e assim por diante.

Opcionalmente pode-se continuar com a tradicional marcação do mês de nascimento no couro, mas isso só será feito na desmama seguindo a marca que foi feita na orelha. Para quem já está acostumado com a marcação na orelha basta marcar na cara o ano de nascimento e sempre terá uma excelente aproximação da idade do animal que está observando.

3 Comments

  1. André Dal Maso disse:

    Como futuro Veterinário, não aprovei o sistema demonstrado na reportagem “Aniversário na Orelha”, devido aos inúmeros picotes feitos na orelha do bezerro.

    Poderia, em fazendas onde existem estação de monta, logo, nascimentos mais concentrados em determinados meses do ano, usar um sistema de picote único sendo: Orelha Esquerda(OE): picote na parte inferior=julho; na ponta da OE=agosto; parte superior da OE=setembro. Orelha Direita (OD): parte inferior=outubro; ponta de OD=novembro e parte superior da OD dezembro, sendo a definição dos meses citados no exmplo determinado pela própria propriedade.

    Obrigado pela oportunidade de comentar os artigos do site.

    Campo Grande-MS, 27 de outubro de 2002

    André Dal Maso

  2. Mário Silvio G. Silva disse:

    Temos ainda mais uma possibilidade de associar na outra orelha o período do mês em que o bezerro nasceu, aglutinando os grupos de manejos.

    Do dia 1 ao 10 do mês de nascimento picote na parte superior, 11 ao 20 na ponta, 21 ao 30 na borda inferior.

    Sem dúvida, quanto mais informações disponíveis para tornar mais rápidas as comparações entre os indivíduos no curral de manejo menor possibildades de erros acontecerão.

  3. Suzanne S Correa de Oliveira disse:

    Por favor me envie o desenho da orelhas esquerda e direta com os picotes dos meses para que eu deixe na maternidade.
    Obrigada
    Suzanne

Leilão Caracu da Fazenda Mariópolis ofertará somente animais certificados e rastreados
16 de outubro de 2002
Alagoas espera liberação de recursos para defesa animal
18 de outubro de 2002