Atacado – 27/04/07
27 de abril de 2007
Stephanes acredita em reabrir mercado chileno
27 de abril de 2007

Antenor Nogueira estima rebanho em 207 mi de cabeças

Em palestra realizada ontem no Congresso Internacional da Carne, em São Paulo, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, afirmou que o rebanho brasileiro deve chegar a 207 milhões de cabeças este ano.

Em palestra realizada ontem no Congresso Internacional da Carne, em São Paulo, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, afirmou que o rebanho brasileiro deve chegar a 207 milhões de cabeças este ano, sendo que 45 milhões serão abatidas, produzindo 9,2 milhões de toneladas de carne in natura.

“Apesar de estar excluído de 60% do mercado internacional por barreiras sanitárias, o Brasil é o maior exportador do mundo, com 27% de participação no mercado”, ressaltou.

Segundo ele, os principais desafios do país são a erradicação da aftosa, a abertura de novos mercados nos EUA, Japão e Coréia, e a efetivação de acordos internacionais, como as negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). As informações são da CNA.

0 Comments

  1. Antonio Pereira Lima disse:

    O Sr Antenor está se baseando em dados projetados, tendo como base dados obtidos à 11 anos, data do último censo pecuário. Naquela época estávamos passando por um período de euforia sob impacto do plano Real. A não ser que o produtor com medo de não alcançar índices de produtividade, por culpa do pânico criado pelo próprio governo, esconda a realidade. A meu ver o total do rebanho brasileiro está entre 160 a 180 milhões de cabeças. Além do crescimento do rebanho ter sido estimado, os abates foram levados em consideração dados do SIF, mas tem muitos animais abatidos com a inspeção SIE(estadual) e do SIM (municipal).