Em palestra realizada ontem no Congresso Internacional da Carne, em São Paulo, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, afirmou que o rebanho brasileiro deve chegar a 207 milhões de cabeças este ano.
Em palestra realizada ontem no Congresso Internacional da Carne, em São Paulo, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, afirmou que o rebanho brasileiro deve chegar a 207 milhões de cabeças este ano, sendo que 45 milhões serão abatidas, produzindo 9,2 milhões de toneladas de carne in natura.
“Apesar de estar excluído de 60% do mercado internacional por barreiras sanitárias, o Brasil é o maior exportador do mundo, com 27% de participação no mercado”, ressaltou.
Segundo ele, os principais desafios do país são a erradicação da aftosa, a abertura de novos mercados nos EUA, Japão e Coréia, e a efetivação de acordos internacionais, como as negociações no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). As informações são da CNA.
0 Comments
O Sr Antenor está se baseando em dados projetados, tendo como base dados obtidos à 11 anos, data do último censo pecuário. Naquela época estávamos passando por um período de euforia sob impacto do plano Real. A não ser que o produtor com medo de não alcançar índices de produtividade, por culpa do pânico criado pelo próprio governo, esconda a realidade. A meu ver o total do rebanho brasileiro está entre 160 a 180 milhões de cabeças. Além do crescimento do rebanho ter sido estimado, os abates foram levados em consideração dados do SIF, mas tem muitos animais abatidos com a inspeção SIE(estadual) e do SIM (municipal).