Contatos e relacionamento com clientes marcam a participação das empresas de carne
A participação brasileira do setor de carnes, segundo representantes das empresas, tem seu foco no relacionamento com os clientes e estabelecimento de novos contatos, voltando-se menos ao lançamento de produtos, no setor ANUGA MEAT, que, em 2001, teve 709 expositores e mais de 43 mil visitantes, em uma área de 40.000 m2.
Miguel Graziano Russo, do Frigorífico Independência, por exemplo, reforçou a importância de manter contato com os companheiros do Brasil no mercado mundial, dizendo que a empresa não levará novidades. A mesma posição tem o Bertin, como sinalizou Dalva Mello Oliveira, do setor de marketing da empresa.
A ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), de acordo com sua assessoria de imprensa, levará 14 frigoríficos brasileiros, reunidos em um estande de 600 metros quadrados, onde manterão contato com empresários e representantes de governos.
O objetivo maior da Associação é fazer um trabalho de marketing, divulgar o Brazilian beef. Vendas, somente de idéias, da imagem do país, da qualidade do produto nacional, informou o assessor. No estande, haverá churrasco todos os dias, consumindo uma média de 400 kg de carne diariamente, acompanhada de caipirinha.
O BeefPoint também participa da ANUGA, por meio de seu coordenador, Miguel Cavalcanti, que vê nessa viagem de estudo de mercado a possibilidade de obter informações diretamente da fonte quanto a análise dos produtos brasileiros em relação aos concorrentes, novos produtos disponíveis no mercado internacional, imagem da carne brasileira, presença brasileira em feiras internacionais, novos nichos, canais de distribuição e formas de promoção, reunindo dados para a segunda edição do report sobre marketing internacional da carne. “Acredito que se trata de uma possibilidade única de se conhecer mais sobre o mercado externo da carne bovina brasileira, principalmente agora que as exportações vivem um momento muito favorável”, enfatizou Cavalcanti.
Fonte: Mirna Tonus, da Equipe BeefPoint