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Apesar de “vaca louca”, redes mantêm vendas nos EUA

As ações de restaurantes dos EUA que têm como base a carne bovina se recuperaram ontem (29). O movimento ocorreu depois que as grandes cadeias de hambúrguer do país informaram que a crise da “vaca louca” não havia alterado suas vendas de final de semana.

“Nossas vendas não foram reduzidas”, disse Denny Lynch, porta-voz da Wendy’s Internacional Incorporation. A Wendy´s (WEN) é a terceira maior cadeia de hambúrgueres, atrás do McDonald´s Corporation (MCD) e do Burger King (X.BKG).

O McDonald´s ainda não comentou sobre os números de vendas no final de semana. No sábado, contudo, a empresa havia divulgado um comunicado informando que até aquela data “não havia ocorrido impacto nas vendas”.

As ações do McDonald’s e da Wendy’s subiram ontem, tal como a dos rivais Jack In the Box Incorporation (JBX) e a Sonic Corporation (SONC.). As ações do McDonald’s subiram 0,4%, para US$ 24,19; as da Wendy’s, 1,2%, para US$ 38,44, enquanto as do Jack in The Box aumentaram 3,7%, para US$ 21,47, e as do Sonic, cresceram 3,2%, para US$ 30,63.

As ações do McDonald’s podem ter-se beneficiado de uma elevação de rating pelo J. P. Morgan Securities de “venda” para “compra”. O analista John Ivankoe escreveu que as preocupações com a “vaca louca” poderiam criar uma boa oportunidade de compra, e acrescentou que as ações de uma das maiores redes de fast-food do mundo tinham recuado de forma significativa desde 23 de dezembro, quando a crise nos EUA veio a público.

Acionistas da Outback Steakhouse (OSI) e da Rare Hospitality International (RARE) também viram recuperação no preço dos papéis das duas companhias. As ações da Outback subiram 2,2%, para US$ 43,70, enquanto as da Rare Hospitality subiram 1,7%, para US$ 24,40. Paul Westra, analista do mercado de restaurantes para a S. G. Cowen, disse que ambos podem beneficiar-se de preços mais baixos da carne bovina no mercado doméstico dos EUA. “Os restaurantes poderão ver uma queda de 15% nos preços da carne bovina sem uma redução na demanda do consumidor”, escreveu.

Rob Doughty, porta-voz do Burger King, empresa de capital fechado, disse que a cadeia não está vendo “qualquer impacto” nas preocupações decorrentes da crise. “Nossas vendas whopper estão indo muito bem”, acrescentou, referindo-se ao sanduíche que é o carro-chefe da loja. As informações são da Dow Jones.

Fonte: O Estado de S. Paulo (por Renato Stancato), adaptado por Equipe BeefPoint

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