Porto Alegre passa a contar com escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a Região Sul. A inauguração, na sede da Fiergs, ocorreu ontem, em um Plenário Mercosul lotado para ouvir as perspectivas que se desenham no mercado internacional. O ato é resultado de entendimento entre a agência, a Fiergs e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que facilitará o acesso dos empresários aos serviços de promoção de exportações, internacionalização e atração de investimentos estrangeiros oferecidos pelo órgão.
Conforme o presidente da Apex, Sergio Segovia, o escritório atenderá empresas gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná. Em 20 minutos de explanação, ele apresentou à plateia as novas diretrizes e o papel da instituição na exportação e investimentos. “Para nós, é um marco estabelecido, na perspectiva de aumentar a capilaridade das nossas iniciativas e atuar regionalmente. Estar aqui é garantir a aproximação com a Região Sul, onde estão a quarta, a quinta e a sétima maiores economias do país”, disse. “A partir de Porto Alegre, poderemos acompanhar de modo mais próximo, não só nossos clientes e parceiros, mas outros atores privados e públicos aqui localizados, com os quais poderemos fortalecer nossa economia”.
O titular da Sedetur, Ruy Irigaray, disse estar otimista com a possibilidade de levar a indústria para as feiras internacionais de 150 postos diplomáticos mundiais. O presidente da Fiergs, Gilberto Petry, citou o prazo “entre estar aqui e inaugurar foram 30 dias”, o que é um sinal de que “as coisas estão andando”.
Fonte: Correio do Povo.