
Depois de uma sequência de 15 meses consecutivos de valorização, o preço do boi gordo cedeu em Mato Grosso. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em novembro, a arroba a prazo foi cotada, em média, a R$ 302,30, queda de 3,60% na comparação anual.
O recuo foi puxado pela elevada oferta de animais prontos para o abate, resultado do expressivo volume do 2º giro de confinamento em outubro, que manteve as escalas da indústria confortáveis e prolongadas ao longo de novembro.” Mesmo com a redução de animais de confinamento ao longo do mês, a oferta seguiu alta, limitando avanços mais consistentes nos preços”, apontou o relatório semanal do Imea.
Ainda segundo o Imea, foi o bom desempenho das exportações que ajudou a sustentar o mercado e evitar quedas ainda maiores no preço do boi gordo.
No curto prazo, de acordo com o Instituto, as escalas devem seguir alongadas no Estado e o preço da arroba deve registrar leve valorização em dezembro, com maior firmeza prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Fonte: Estadão.