
Após um início de ano aquecido, as exportações brasileiras de carne bovina in natura perderam fôlego na segunda semana de janeiro. Segundo dados compilados pela Agrifatto, o volume embarcado recuou de forma significativa, contrastando com preços ainda estáveis.
Os dados analisados indicam que, na segunda semana de janeiro, os embarques somaram 36,95 mil toneladas — o menor volume semanal registrado desde julho de 2025. O resultado representa uma queda de 50,36% na média diária em relação à semana anterior e um recuo de 20,26% na comparação anual, refletindo um arrefecimento no ritmo das vendas externas.
O desempenho contrasta com o resultado observado na primeira semana de janeiro, quando o Brasil embarcou 89 mil toneladas de carne bovina in natura, indicando um início de ano forte para o setor exportador. Considerando os primeiros dias do mês em comparação com a semana imediatamente anterior, houve avanço de 3% nos embarques, enquanto, em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento superou 34%.
As altas sinalizaram uma demanda aquecida, especialmente no mercado internacional, com destaque para os Estados Unidos. Conforme noticiado pelo Agro Estadão, o Brasil esgotou em tempo recorde a cota de exportação de carne bovina isenta de tarifas para os norte-americanos.
Fonte: Estadão.