Principais indicadores do mercado do boi – 17/02/12
17 de fevereiro de 2012
Reposição Macho Nelore – 16-02-2012
17 de fevereiro de 2012

Aprenda como melhorar a gestão de sua fazenda e garantir qualidade da carne

O Brasil apresenta uma posição vulnerável frente ao mercado de exportação de carne bovina, o que é evidenciado pelo alto volume de carne com baixo valor agregado. Além disso, convive com barreiras e tarifas impostas por fatores sanitários ou simplesmente protecionistas que refletem nas margens de lucro de toda a cadeia, causando deságio no preço da matéria-prima. Assim, a tendência dos próximos anos é que os ganhos se concentrem no segmento de comercialização, ou seja, quem estiver atuando dentro do mercado terá a possibilidade de crescimento.

Dessa forma, devemos nos alinhar com os anseios do cliente e oferecer-lhe o que ele mais valoriza: a satisfação. Para isso, basta prestarmos atenção no mercado para perceber que o consumidor busca segurança alimentar e, nos dias de hoje, assegurar processos que conferem registros e garantia de que o alimento é seguro é um pressuposto básico. A cadeia de fornecimento mundial está crescendo rapidamente e, conforme ela se expande, também aumenta a necessidade de padrões de produção equivalentes e amplamente implementados.

A valorização ambiental está deixando de ser um diferencial para ser um requisito básico não só em produtos agroalimentares como também em qualquer outro produto. Conhecer o tipo de alimentação, saber se esta foi produzida de forma agressiva ao meio ambiente, se os resíduos deixados pelo sistema de criação são corretamente tratados são preocupações cada vez mais frequentes. O uso seguro de defensivos agrícolas, a implementação de projetos sociais que melhorem a vida dos trabalhadores rurais, a observação de processos de qualidade, o controle de acidentes no trabalho, higiene e saúde também são pré-requisitos de qualquer empresa para que seja valorizada no mundo globalizado.

Assim, todo e qualquer produto, ao ser vendido a alguém, leva junto com ele um conjunto de valores e atributos que compõem seu valor comercial e que, nem sempre, são percebidos pelo consumidor. O mundo está se tornando cada vez menor e as oportunidades estão abertas para quem realmente estiver preparado para aproveitá-las.

Para saber mais sobre o cenário atual da pecuária de corte, participe do curso online Gerenciamento aplicado em fazendas produtoras de carne, que terá início no dia 13 de março, e aprenda como identificar as oportunidades que o mercado sinaliza e como se posicionar frente a elas. Clique aqui e faça sua matrícula!

 

Os comentários estão encerrados.