A comissão técnica responsável pela elaboração do Sistema Nacional de Identificação e Registro de Bovinos aprovou, na última semana, uma proposta de certificação de origem do rebanho brasileiro. Pela proposta, a partir de 1o de agosto de 2002 entra em vigor o sistema de identificação, que terá como um dos principais subsídios a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento usado na comercialização de gado, segundo o assessor técnico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Paulo Mustefaga. A GTA contém informações como propriedade de origem do animal, tempo na propriedade e vacinação. Além da GTA, o sistema será “alimentado” com informações sobre o manejo do gado.
A proposta da comissão formada por governo, exportadores, CNA e institutos de pesquisas prevê ainda que a adesão ao sistema será voluntária. O governo definirá as normas para a certificação e fiscalizará o programa. A certificação do sistema de identificação será feito por entidades credenciadas pelo governo.
A adoção de um sistema visa atender exigências da União Européia (EU), onde a partir de 1o de janeiro de 2002 entra em vigor legislação que prevê a adoção de sistema de identificação do gado. Segundo Mustefaga, entre janeiro e julho de 2002, os pecuaristas definirão o sistema de gestão do rebanho, integrando-se a uma base de dados nacional.
Fonte: Valor Online, adaptado por Equipe Beefpoint