O Comitê de Operação de Promoção de Carne Bovina (Beef Promotion Operating Commitee) aprovou recentemente um fundo de US$ 43,056 milhões para promoção, pesquisa e elaboração de um programa de informação para o ano fiscal de 2002, que começou em 1 de outubro.
O programa será construído visando um público alvo de consumidores chave, e enfocará principalmente fatores como conveniência, nutrição e segurança dos produtos derivados de carne bovina. “A aprovação desse plano de trabalho é o resultado de um processo de um ano de planejamento, que incluiu ação de centenas de estados e ações a nível nacional, que apostaram no sucesso da indústria de carnes”, disse Dan Hammond, produtor de carne em Idaho e presidente do Comitê de Operação.
O plano de ação aprovado para promover a carne bovina nos EUA, no ano de 2002 inclui:
* Esforços de promoção, totalizando US$ 24,285 milhões, incluindo campanhas publicitárias junto aos consumidores, com mensagens relativas a fatores nutricionais da carne, bem como fatores referentes à conveniência dos produtos; esforços de promoção de carne bovina e carne de vitelo em redes de restaurantes líderes, e esforços de marketing para aumentar a quantidade dessas carnes das redes de supermercados;
* Pesquisas, totalizando US$ 5,362 milhões, incluindo fundo para projetos destinados ao aumento da segurança da carne, proporcionando maior satisfação com o produto;
* Programas de informação ao consumidor, totalizando US$ 5,5 milhões, objetivando a melhoria da imagem da carne bovina, através de trabalhos feitos junto às organizações de saúde, e junto a meios de mídia, bem como esforços de educação dos jovens e de relações públicas, trazendo mensagens de que a carne é um alimento saudável, com um apelo particular para as crianças;
* Programas de informação industrial, totalizando US$ 1,854 milhões, focalizados na melhoria da imagem da indústria pecuária nacional, e em trabalhos para gerenciar assuntos que possam impactar negativamente na comercialização de carnes, como a cobertura pela mídia de doenças animais, como a febre aftosa e a doença da ‘vaca louca’;
* Esforços na comercialização de carne bovina no exterior, totalizando US$ 4,555 milhões, que serão alavancados pelos fundos do serviço de comércio exterior do USDA, para o contínuo desenvolvimento de novos mercados para a carne norte-americana, como Japão, Coréia, México, Hong Kong/China, Rússia e Caribe; e
* Fornecimento de informações aos produtores de carne, totalizando US$ 1,5 milhões, para que eles paguem sua contribuição com fundo destinado a esse programa, informando a eles como seu dinheiro está sendo investido, e quais os resultados desse programa.
O programa autorizado pelo Comitê de Operação precisa ainda ser aprovado pelo USDA antes de começar a operar.
Fonte: AgWeb, adaptado por Equipe BeefPoint