MS: pauta do boi do gordo teve redução de 1,9%
14 de julho de 2005
Arroba pode atingir menor preço da história
18 de julho de 2005

Árabes podem ser maiores compradores de carne do Brasil

Os países árabes devem ultrapassar a União Européia como o bloco mais importante de destino da carne brasileira dentro de dois ou três anos. A revelação é do diretor executivo da Associação de Exportadores e Indústria de Carne Bovina Brasileira, Antonio Jorge Camardelli. Atualmente, o Egito, a Argélia e a Arábia Saudita estão entre os principais compradores do gado brasileiro.

De acordo com ele, um fator que contribuiu bastante para aumentar os embarques é o teor baixo de gordura da carne bovina brasileira, a alimentação a pasto e a tecnologia genética. “Eles compram um produto que é 90% carne e 10% gordura, que é resultado de um aperfeiçoamento genético”, disse.

Outros especialistas ressaltaram que o Brasil e os países árabes possuem um excelente relacionamento, por isso vêm grande potencial para manter e expandir os negócios.

Fonte: Agro Amazônia, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Victor Andreas Walzberg disse:

    Gostaria de saber se existem dados que justifiquem essa possibilidade. Por exemplo, a evolução das vendas para os países árabes, e quais são os diferenciais que a carne brasileira tem para oferecer a esses países consumidores.

    Acho ótimo reduzir nossos riscos atuais na exportação, representada pela venda concentrada num único bloco econômico, a União Européia.

    Mas a instabilidade nos países árabes não é um fator de preocupação? Ou estamos exagerando a importância dos problemas no Iraque e da Al-Qaeda para a economia desses países?

    Na minha opinião, devemos nos concentrar sobre esses dois pontos: ter certeza de que realmente estamos crescendo porque temos características diferenciadas para esse grupo consumidor (países árabes) e se devemos apostar forte neles devido às instabilidades políticas/econômicas na região.