A região de Araguaína, no norte do Tocantins, será a primeira beneficiada com a implantação de um cluster de pecuária bovina de corte, como parte do projeto “Iniciativas para a Amazônia”, desenvolvido pelo Banco da Amazônia (Basa) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e órgãos públicos e privados locais.
O gerente regional do Basa no Tocantins, José Pitágoras Rodrigues de Melo, explicou que a seleção de Araguaína se deve ao potencial de seu rebanho, o maior do Estado, a proximidade com o sul do Pará, área de grande criação de gado para pecuária de corte, além de uma boa infra-estrutura de transportes, beneficiada pela proximidade com a Ferrovia Norte/Sul, cujo ramal está a pouco mais de 150 km da sede do município.
Araguaína também dispõe de uma unidade frigorífica credenciada para exportação e o único laticínio do Estado que beneficia leite esterilizado.
A idéia é trabalhar todas as fases da produção, começando pela pesquisa, passando pela criação, abate e beneficiamento, inclusive de sub-produtos como o couro, por exemplo, que sai in natura do Tocantins, a preço irrisório, para ser beneficiado no Nordeste.
O Basa, por meio do Fundo Constitucional do Norte (FNO) vai financiar as atividades que se comprovarem viáveis. Além do apoio de crédito, instituições como a Federação das Indústrias (Fieto) e o Sistema S (Sebrae, Senar, Senac,Senai) atuarão ativamente na parte de capacitação e treinamento. A previsão da Secretaria do Tesouro Nacional para o FNO no exercício de 2003 é de R$ 505 milhões, dos quais R$ 75 milhões (15%) serão destinados ao Tocantins para financiar o setor produtivo.
A presidente da Federação da Agricultura do Tocantins (Faet), deputada federal Kátia Abreu, considera que o cluster é o sistema de parque industrial mais moderno que existe atualmente, por isso já está fazendo um pleito junto à direção do Basa, em Belém, para que seja implantado esse mesmo arranjo de cadeias produtivas em Gurupi, no sul do estado.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Ivonete P. Motta), adaptado por Equipe BeefPoint\