Segundo a agência, todos os ratings estão "sob observação negativa" pela expectativa de que a empresa tenha dificuldades para "recompor sua posição de liquidez no curto prazo e pagar suas obrigações mais imediatas " e pelo cenário "mais desafiador" em 2009.
A Fitch Ratings rebaixou ontem os ratings da Arantes Alimentos Ltda. e da Arantes International Ltd. A Fitch rebaixou o Rating de Probabilidade de Inadimplência (IDR na sigla em inglês) da Arantes Alimentos em moeda local de B para CC. O IDR em moeda estrangeira também foi rebaixado de B para CC. O Rating em Escala Nacional saiu de BBB para CC.
Segundo a agência, todos os ratings estão “sob observação negativa” pela expectativa de que a empresa tenha dificuldades para “recompor sua posição de liquidez no curto prazo e pagar suas obrigações mais imediatas ” e pelo cenário “mais desafiador” em 2009. Evidenciando o sentimento de possíveis dificuldades no setor de carne bovina no país.
Conforme a Fitch, “o rebaixamento reflete a reduzida flexibilidade financeira da Arantes e a potencial dificuldade da empresa em renovar suas linhas de crédito bancárias de curto prazo e fazer frente a outras obrigações mais imediatas, incluindo os US$ 115 milhões em dívidas de curto prazo”. Procurada, a Arantes não comentou o rebaixamento.
No dia 19 de dezembro de 2008, a Arantes não teria pago os juros de aproximadamente US$ 8 milhões, referentes à emissão de notas seniores sem garantia, com vencimento em 2013, segundo a Fitch.
Conforme a Fitch, a estratégia de expansão agressiva da Arantes e “a crescente necessidade de capital de giro obrigaram-na a refinanciar dívidas de curto prazo, um difícil desafio devido à maior contração de liquidez no mercado”.
A matéria foi publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.