De acordo com o último relatório da Câmara de Indústria de Comércio de Carnes da Argentina (CICCRA), o consumo interno de carne bovina deste país ficou em 66,2 quilos por habitante por ano nos primeiros sete meses de 2008, o que representa uma queda de 1,3% com relação ao ano anterior, após três anos consecutivos de aumento no consumo.
De acordo com o último relatório da Câmara de Indústria de Comércio de Carnes da Argentina (CICCRA), o consumo interno de carne bovina deste país ficou em 66,2 quilos por habitante por ano nos primeiros sete meses de 2008, o que representa uma queda de 1,3% com relação ao ano anterior, após três anos consecutivos de aumento no consumo.
A CICCRA explicou que este decréscimo no consumo está relacionado à redução na oferta de carne bovina devido à greve agropecuária que ocorreu em março e julho deste ano e que fez com que o nível de abates diminuísse. Por outro lado, a CICCRA não atribui aos preços nem ao poder aquisitivo da população argentina a queda no consumo, já que o preço inclusive caiu e os salários tiveram um reajuste.
O presidente da CICCRA, Miguel Schiariti, disse que a queda no consumo poderia ter sido maior se tivesse diminuído no mesmo nível das exportações, em 24,5% com relação ao ano anterior, devido à intervenção do Governo.
Por outro lado, os órgãos de defesa do consumidor como a Associação de Defesa de Consumidores e Usuários da Argentina (ADECUA) e o Centro de Educação do Consumidor (CEC), disseram que não registraram baixa no consumo, ainda mais com o preço da carne mais acessível. Para eles, o consumo foi afetado porque não havia oferta suficiente devido à greve.
Já os comerciantes de açougues locais argumentam que o consumo de carne bovina baixou contundentemente desde que começou o conflito entre o Governo e o setor agropecuário, ainda que o preço da mesma tenha baixado, já que, segundo eles, o problema afetou a “cabeça” dos consumidores, que agora restringem suas compras, não só de carne, mas também, dos demais alimentos.
A reportagem é do La Nación, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.