Argentina analisa intervenção do Mercado de Liniers

Em meio a pressões para que a redução nos preços do gado na Argentina seja repassada aos produtos no varejo, o Governo do país analisa novas medidas que poderiam afetar agora o funcionamento do Mercado de Gados de Liniers. Estuda-se retirar a concessão ao grupo que opera neste mercado desde 1992 ou impor novas condições.

O mercado representa 20% da comercialização, mas serve de referência para os valores fixados no restante do país.

Trabalham no Mercado de Liniers cerca de 55 empresas consignatárias que recebem o gado de produtores para venda, mediante remates simultâneos, a cerca de 400 compradores autorizados pelos frigoríficos “consumeros” (que abastecem somente o mercado interno).

A situação contratual do mercado está sendo avaliada pelo governo argentino, que está estudando a operação dos consignatários de gado para comprovar se existe ou não, assim como afirmam os operadores, um mercado de livre oferta e demanda. A reportagem é do jornal La Nación.

Os comentários estão encerrados.

Diferentes fases da produção de carne
16 de março de 2006
O cenário de oportunidades de 2006 se consolida somente para alguns
20 de março de 2006