Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou a Argentina livre de febre aftosa com vacinação, segundo Secretaria de Agricultura argentina. "Com a certificação, o país mostra as melhores condições sanitárias dos últimos anos".
Segundo notícia do Estadão/Agronegócios, com informações da Dow Jones, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou a Argentina livre de febre aftosa com vacinação, exceto em uma faixa de 15 quilômetros ao norte do país. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Agricultura argentina. “Com a certificação, o país mostra as melhores condições sanitárias dos últimos anos”, declarou o órgão, em nota oficial.
Em fevereiro do ano passado, foi registrado um foco de aftosa na província de Corrientes, no norte, levando muitos países a suspender a compra de carne bovina do país. Cingapura, Chile, Uruguai e Angola já haviam, contudo, retirado o embargo.
A área que não recebeu o reconhecimento da OIE compreende a divisa com a Bolívia, que recentemente registrou problemas com a aftosa. A Argentina suspendeu todas as importações de carne do vizinho, intensificou a fiscalização de carregamentos comerciais, passageiros e bagagens e começou a desinfetar veículos que cruzam a fronteira.