O secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, anunciou que, a partir dessa semana, começará de maneira paulatina a flexibilizar os embarques de cortes frescos não Hilton de alto valor (quarto traseiro) de empresas que devam cumprir com a cota Hilton 2009/10. A medida, segundo moreno, só será aplicada no caso de empresas que não dispensarem funcionários e que comercializem carcaças a preços "sugeridos" por Moreno. A novidade é que ele disse aos representantes do setor frigorífico que, a partir de maio, fará uma lista na qual se estabelecerá um tipo de "cota interna" de carne que cada empresa exportadora deverá comercializar mensalmente no mercado local.
O secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, anunciou que, a partir dessa semana, começará de maneira paulatina a flexibilizar os embarques de cortes frescos não Hilton de alto valor (quarto traseiro) de empresas que devam cumprir com a cota Hilton 2009/10.
A medida, segundo moreno, só será aplicada no caso de empresas que não dispensarem funcionários e que comercializem carcaças a preços “sugeridos” por Moreno. A novidade é que ele disse aos representantes do setor frigorífico que, a partir de maio, fará uma lista na qual se estabelecerá um tipo de “cota interna” de carne que cada empresa exportadora deverá comercializar mensalmente no mercado local.
Segundo ele, as permissões de embarque de cortes frescos não Hilton de alto valor serão monitoradas diariamente para serem concedidas a partir da verificação do cumprimento da “cota interna” designada a cada empresa.
Quanto à cota Hilton 2009/10, Moreno disse que, uma vez finalizado o período de embarque, se encarregará pessoalmente de analisar caso a caso para decidir se devolve ou não as “garantias de cumprimento” fornecida por cada empresa.
Desde março, a nova estratégia de Moreno para tentar baixar os preços varejistas da carne bovina reside em pressionar os frigoríficos e cadeias de supermercados, dado que, no atual cenário, já é impossível regular o mercado através da intervenção dos preços do gado.
A reportagem é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.