Argentina: avança identificação de bovinos
25 de janeiro de 2007
Inicia-se curso de produção de carne
29 de janeiro de 2007

Argentina: exportadores venderão aos supermercados

Mais de mil toneladas de carne bovina serão vendidos pelo Consórcio de Exportadores de Carnes Argentinas (ABC) aos supermercados nesta semana a um valor abaixo do preço de referência do Governo para "ajudar a conter os índices inflacionários".

Reportagem do site Cadena 3 informou que mais de mil toneladas de carne bovina serão vendidos pelo Consórcio de Exportadores de Carnes Argentinas (ABC) aos supermercados nesta semana a um valor abaixo do preço de referência do Governo para “ajudar a conter os índices inflacionários”.

Assim afirmou o presidente do Frigorífico Swift, Carlos Oliva Funes, que confirmou que se trata de um “acordo firmado entre o secretário (do Comércio Interior), Guillermo Moreno, o Consórcio e os supermercados”.

De acordo com o presidente da Câmara da Indústria e Comércio da Carne (CICCRA), Miguel Schiareti, a indústria de carnes do país oferecerá a partir desta semana carne com descontos de 20% a 25% para abastecer os supermercados com ofertas e, assim, baixar os preços. A carne será oferecida a 4 pesos (US$ 1,29) mais IVA o quilo, quando atualmente o preço é de 4,85 pesos (US$ 1,56).

Funes disse que a idéia dos exportadores é tentar conter os preços. “É um aporte muito importante que será entregue nesta semana a um preço muito inferior ao vendido, abaixo dos da lista de referência”. O ABC emitiu um comunicado de imprensa dizendo que o acordo com o Governo pretende “colaborar de maneira imediata a fim de baixar os preços dos cortes de carne para consumo”.

No momento, trata-se de um acordo pontual, disse Funes, um convênio que se dá em meio a uma forte disputa entre o campo e o Governo pelo aumento nos impostos às exportações de soja e pela decisão oficial de intervir nos mercados de carne e grãos.

O ABC disse que pretende estabelecer com as autoridades nacionais uma metodologia de trabalho conjunto que permita dar continuidade às exportações de carne argentinas com a previsibilidade necessária e atendendo de maneira responsável aos mercados internacionais.

0 Comments

  1. Antonio Pereira Lima disse:

    Quando se fala em mil toneladas de carne, a princípio a gente até acha que é muita carne, que realmente pode abalar o mercado de um país. Quando se pega a maquina para fazer conta, você vê que é tudo “conversa pra boi dormir”. Mil ton., são exatamente 3.847 bois de 260 Kg,a Grande São Paulo,consome por dia mais de 11.000 bois de 260 Kg. Aqui no Brasil está sendo feito igual, estão ofertando carne abaixo do custo para conter o preço do boi.