Vaca de Dourados foi a Grande Campeã na Expoinel
7 de outubro de 2002
Rebanho para abate pode acabar no Zimbábue
9 de outubro de 2002

Argentina fecha fronteira com Paraguai

A suspeita de focos de febre aftosa no Paraguai levou a Argentina a também fechar sua fronteira com esse país. A decisão foi adotada ontem (07) pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) e inclui a entrada de gado vivo, cortes frescos e produtos derivados de carne e vegetais de origem paraguaia. Mesmo que na Argentina não seja consumida carne bovina paraguaia, por suas estradas é transportado para o Chile gado vivo criado no Paraguai.

Na última sexta-feira (04), o Conselho Provincial de Saúde Animal de Missiones, região argentina que faz fronteira com o Paraguai, havia declarado estado de alerta e solicitado aos criadores de gado da região que comunicassem imediatamente se detectassem sintomas de febre aftosa em seus rebanhos.

No ano passado, uma epidemia da doença causou perdas no setor de carnes argentino, estimadas em três bilhões de dólares, e suspendeu as exportações do produto até fevereiro deste ano.

As autoridades sanitárias argentinas indicaram que o serviço veterinário do país vizinho espera o resultado das análises que o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) está fazendo.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.