Mercados Futuros – 12/03/08
12 de março de 2008
Indicador Esalq/BM&F boi gordo à vista x equivalente físico
14 de março de 2008

Argentina: Governo fecha acordo sobre preços da carne

Algumas associações que agrupam frigoríficos, supermercados e açougues de Buenos Aires firmaram na semana passada um acordo para retroceder o preço da carne aos valores vigentes em janeiro passado. O acordo foi anunciado pelos secretários de Agricultura, Javier de Urquiza, e de Comércio Interior, Guillermo Moreno, na semana passada.

Algumas associações que agrupam frigoríficos, supermercados e açougues de Buenos Aires firmaram na semana passada um acordo para retroceder o preço da carne aos valores vigentes em janeiro passado, informou a agência de notícias Télam. O acordo foi anunciado pelos secretários de Agricultura, Javier de Urquiza, e de Comércio Interior, Guillermo Moreno, na semana passada.

Participaram da reunião da parte da indústria o consórcio exportador ABC, a União da Indústria de Carnes da Argentina (Unica) e a Câmara Argentina da Indústria Frigorífica. Não houve participação de entidades que representam os pecuaristas. Do setor de comercialização estiveram presentes diretores da Associação de Supermercados Unidos, da Câmara Argentina de Supermercados (CAS), da Associação de Proprietários de Açougues da Capital Federal e da Câmara de Supermercados Chinos.

O acordo determina retroceder o preço da meia carcaça em cerca de 15% aos valores do começo de janeiro. O compromisso dos açougues e supermercados será transferir a baixa da meia carcaça aos consumidores e retomar a oferta de cortes populares a preços econômicos acordada originalmente em 2006.

Os comentários estão encerrados.