Mercado Físico da Vaca – 19/04/10
19 de abril de 2010
Mercados Futuros – 20/04/10
22 de abril de 2010

Argentina: Grupo Marfrig fica com 11% da cota Hilton

Com quatro empresas na Argentina, a brasileira Marfrig Alimentos conseguiu do governo de Cristina Kirchner a maior fatia da cota Hilton do país, somando toda sua operação local.

Com quatro empresas na Argentina, a brasileira Marfrig Alimentos conseguiu do governo de Cristina Kirchner a maior fatia da cota Hilton do país, somando toda sua operação local. A AB&P terá o direito de exportar 781,2 toneladas, enquanto Best Beef e Estancias del Sur poderão embarcar 500 e 600 toneladas, respectivamente. Já a Quickfood, maior negócio da Marfrig na Argentina, terá uma cota de 1.240 toneladas.

Com as quatro empresas juntas, a Marfrig terá uma cota total de 3.122 toneladas de Hilton na Argentina, superando, inclusive, a JBS, maior empresa de processamento de carnes do mundo. A partir do país vizinho, a JBS poderá exportar 3 mil toneladas dentro da cota Hilton, o que é o maior volume considerando uma única empresa.

A Argentina é o terceiro maior produtor de carne bovina do mundo, atrás de Estados Unidos e Brasil. Mesmo assim, o país recebe aproximadamente 50% da cota total de 58 mil toneladas concedidas pela União Europeia e que é dividida entre oito países – Canadá, Estados Unidos, Brasil, Paraguai, Uruguai, Nova Zelândia e Austrália.

O sistema de cota foi criado pelo bloco europeu para ajudar os exportadores de carne bovina de fora do continente, depois que os subsídios europeus foram introduzidos a partir de 1979. Nos últimos anos, o Brasil não vem conseguindo cumprir a sua cota concedida pela União Europeia. O país também tem restrições para exportar para o bloco desde os casos de febre aftosa de 2005.

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. gilmar rodrigues salomão disse:

    gostaria de divulgar o trabalho que ofereço aos pecuaristas estando acompanhando os abates de bovinos nos frigorificos. trabalhei durante 18 anos como encarregado de abate, em pedra preta no frigomarca, e a 4 anos trabalho com assessoria.