O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina informou que, até o final desta semana, serão distribuídas mais de 42 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa no país, que fazem parte do cronograma de entrega de vacinas, o qual será finalizado em 22 de abril, 10 dias antes do estabelecido na ata firmada com as províncias e entidades representativas do campo.
O Senasa considerou que, com as doses que serão remetidas até o dia de hoje, 12 de abril, aqueles produtores que ainda não puderam vacinar – o que impede que eles movimentem seus animais-, poderão fazê-lo.
O Senasa destacou que o cumprimento das normas vigentes contribui para evitar o aparecimento de focos de aftosa, e manter abertos os mercados externos. Durante a epidemia do ano passado, o número de focos chegou a 2,2 mil. A entidade afirmou que a epidemia já está controlada, uma vez que há três meses o país não apresenta focos da doença.
Até o dia de hoje serão distribuídas 42.405.250 doses, o que significa mais de 75% do total. Segue abaixo a distribuição das doses da vacina pelas províncias argentinas:
Fonte: Senasa, adaptado por Equipe BeefPoint