Marca de carne bovina australiana está entre as 10 preferidas no Japão
17 de junho de 2004
Rússia suspende compra de carne do Brasil
19 de junho de 2004

Argentina negocia abertura de mercados de carnes do NAFTA

Estados Unidos, Canadá e México, que integram o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement – NAFTA), enviarão à Argentina uma missão sanitária conjunta, em setembro próximo, com o objetivo de começar a avaliar a abertura do mercado da América do Norte às carnes argentinas.

Este foi o principal resultado das reuniões que o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação da Argentina, Miguel Campos, manteve em Winnipeg, Canadá, com os representantes norte-americanos e canadenses que participam do Congresso Mundial de Carnes.

O vice-secretário de Política Agropecuária e Alimentos da Argentina, Claudio Sabsay, estimou que, no segundo semestre do próximo ano, os mercados dos Estados Unidos e do Canadá poderiam retomar as compras de carnes frescas argentinas, suspensas em março de 2001 pelo reaparecimento de febre aftosa no país.

Campos fez uma queixa contra a discriminação que os países que têm febre aftosa sofrem no que se refere às exportações. “O mundo importador deve reconhecer hoje o esforço sanitário da Argentina e entender que a aftosa não é uma enfermidade que se transmite aos humanos e que vender carne sem osso e maturada elimina qualquer possibilidade de contágio (dos rebanhos dos países compradores), o que não acontece com outras doenças”.

Campos também se reuniu com o comissário da Agricultura da Comissão Européia, Franz Fischler, a quem reiterou a oferta do Mercosul à União Européia (UE) para o fechamento de um acordo de livre comércio que basicamente consiste em levar a zero as tarifas de importação de alimentos processados nos dois blocos econômicos. Sabsay disse que Fischler classificou a proposta como “positiva”.

Fonte: La Nación, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.