Fechamento 12:57 – 25/02/02
25 de fevereiro de 2002
Sindan terá direção colegiada
27 de fevereiro de 2002

Argentina negocia retomada das vendas de carne para EUA e Canadá

A Argentina iniciou reuniões nos Estados Unidos e Canadá com autoridades de ambos os países com o objetivo de obter a reabertura desses mercados, fechados por causa da febre aftosa, para as carnes argentinas, informou nesta segunda-feira o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

O Senasa informou que seu presidente, Bernardo Cané, vai reunir-se nesta segunda-feira e na quarta-feira com autoridades do Departamento de Agricultura e do Serviço de Sanidade e Inspeção Animal e Vegetal (APHIS) dos Estados Unidos, e com o titular da Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá.

“Este é o primeiro contato oficial destinado a analisar a situação do comércio de carnes frescas para estes países, interrompido em 13 de março de 2001”, afirmou o Senasa em comunicado.

A Argentina reconheceu oficialmente o reaparecimento da febre aftosa em seu território após sete anos sem registrar casos, o que provocou o imediato fechamento dos principais mercados de carne que tinha no mundo: União Européia, Estados Unidos, Canadá e Chile.

Aos Estados Unidos e Canadá, o presidente do Senasa explicará o plano de vacinação que o órgão sanitário administra em 52 milhões de cabeças de gado para erradicar a doença do país.

Fonte: Invertia e Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.