Análise semanal – 23/06/04
23 de junho de 2004
AgriPoint é “caso de sucesso” em evento sobre portais do conhecimento
25 de junho de 2004

Argentina proíbe importação de carnes brasileiras

O secretário de Agricultura da Argentina, Miguel Campos, informou ontem (23/06) ao ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Linneu Costa Lima, que o embargo das importações de carne do Brasil deverá ser suspenso hoje (24/06). Ele alegou que ainda não havia recebido informações detalhadas sobre o foco de febre aftosa registrado no município de Monte Alegre (PA), na última quinta-feira (17/06).

Segundo Campos, assim que as informações forem analisadas pelos técnicos da Secretaria Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), as importações do complexo carnes do Brasil serão normalizadas.

De janeiro a maio deste ano, o Brasil exportou 13,8 mil toneladas para a Argentina no complexo carnes (bovina industrializada, suínos, frangos e perus), o que gerou uma receita de US$ 19 milhões. Em 2003, foram vendidas 46,3 mil toneladas, o que representa US$ 51 milhões.

A decisão russa de suspender a compra de carne brasileira pode ser uma estratégia comercial para derrubar o preço internacional. E o embargo argentino pode ser uma estratégia para limitar o comércio de carne com o Brasil, avalia o presidente do Fórum Nacional de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Antenor Nogueira. “A polêmica da venda de soja para a China pode se repetir”, disse, lembrando que a Rússia é grande importadora da carne brasileira.

Sobre a Argentina, ele disse não ver explicações técnicas ou comerciais para o embargo. O Brasil vende volume pequeno de carne bovina para o país vizinho. “O secretário de Agricultura argentino foi embaixador no Brasil por quase dez anos. Ele conhece bem o País para saber que o foco fica a 700 km das áreas de exportação”, disse Nogueira, referindo-se ao secretário Miguel Campos.

Fonte: Mapa e O Estado de S.Paulo (Fabíola Salvador e Ariel Palácios), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.