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Argentina promove carne no Chile e ganha mercado

Maciez, tradição e sabor. Essas três características são os pilares sobre os quais o Instituto de Promoção da Carne Bovina da Argentina (Ipcva) se apóia para captar uma maior porção do mercado chileno de carnes.

A campanha promocional, que começou em setembro e deverá ser concluída no próximo mês, demandou US$ 500 mil e incluiu cartazes nas ruas, presença em jornais diários e revistas, além de degustações nos principais supermercados dos bairros de maior poder aquisitivo de Santiago.


“Produzimos material publicitário contendo receitas e instruções para cozinhar bem esses cortes e que podem ser mais bem aproveitados”, disse a responsável no Chile pela campanha de promoção da carne argentina, Ana Murray.

O Chile é um mercado muito atraente para a Argentina. Este mercado se complementa muito bem com os cortes da cota Hilton, destinada à União Européia (UE). Os frigoríficos argentinos enviam ao Chile 14 cortes denominados de parte dianteira e roda.

Até setembro, a Argentina tinha 29% do mercado de carne desossada, resfriada e congelada; o Brasil, 57%; o Paraguai, 13%; e o Uruguai, 1%. Na categoria de carne desossada refrigerada, que são os cortes de maior valor, a Argentina tinha 39% do mercado e o Brasil, 48%.


Com esta campanha feita pelo Ipvca, os exportadores argentinos recuperaram 10% do mercado e, segundo estimativas da entidade, espera-se que até o final do ano tenha alcançado 60% (a Argentina tinha 80% antes do fechamento do mercado chileno devido ao último foco de aftosa, em 2003).

Fonte: La Nación (por Carlos Manzini), adaptado por Equipe BeefPoint

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