Maciez, tradição e sabor. Essas três características são os pilares sobre os quais o Instituto de Promoção da Carne Bovina da Argentina (Ipcva) se apóia para captar uma maior porção do mercado chileno de carnes.
A campanha promocional, que começou em setembro e deverá ser concluída no próximo mês, demandou US$ 500 mil e incluiu cartazes nas ruas, presença em jornais diários e revistas, além de degustações nos principais supermercados dos bairros de maior poder aquisitivo de Santiago.
O Chile é um mercado muito atraente para a Argentina. Este mercado se complementa muito bem com os cortes da cota Hilton, destinada à União Européia (UE). Os frigoríficos argentinos enviam ao Chile 14 cortes denominados de parte dianteira e roda.
Até setembro, a Argentina tinha 29% do mercado de carne desossada, resfriada e congelada; o Brasil, 57%; o Paraguai, 13%; e o Uruguai, 1%. Na categoria de carne desossada refrigerada, que são os cortes de maior valor, a Argentina tinha 39% do mercado e o Brasil, 48%.
Fonte: La Nación (por Carlos Manzini), adaptado por Equipe BeefPoint