Circuito Boi Verde realiza etapa no Paraguai
4 de julho de 2008
Deputados votam pelo fim do sistema de rastreamento
8 de julho de 2008

Argentina: seca poderá reduzir rebanho bovino em 2009

Devido à intensa seca que vem castigando há vários anos a Província de Corrientes, na Argentina, os pecuaristas estimam que em 2009 haverá 15% menos gado. Eles disseram ao diário La República que a "mortandade de vacas e bezerros será alarmante, porque não terá pasto".

Devido à intensa seca que vem castigando há vários anos a Província de Corrientes, na Argentina, os pecuaristas estimam que em 2009 haverá 15% menos gado. Eles disseram ao diário La República que a “mortandade de vacas e bezerros será alarmante, porque não terá pasto”.

Os produtores advertem que “a chuva dos últimos quatro dias somente serviu para que as lagoas não fiquem vazias” e disseram que “mesmo que chova uma semana consecutiva, o dano da seca já está feito; além disso, o pasto não cresce no inverno, de forma que as pastagens estão escassas”.

Os pecuaristas estimaram uma perda de 15% no rebanho, ou seja, perda de 1,25 milhão das 5 milhões de cabeças que existem na Província. Para os pecuaristas, a única solução é começar a distribuir os suplementos alimentares que o Governo da Província já distribuiu a pequenos produtores há alguns anos.

Na semana passada, a Câmara de Deputados aprovou um projeto de resolução que solicita ao Poder Executivo declarar a emergência agropecuária na região de Mburucuyá, uma das regiões mais afetadas pela seca da Província de Corrientes.

O setor pecuário é o mais afetado pelo clima, porque a extrema seca provocou redução nos pastos e escassez de alimentos para os animais, o que provocará perdas aos produtores. A seca começou a se agravar em março e afetou sensivelmente a zona oeste da Província.

Os comentários estão encerrados.