Jerry O´Callaghan: exportação para alavancar a demanda
28 de março de 2006
Argélia libera entrada de carne brasileira
30 de março de 2006

Argentina: setor de carnes não chega a um acordo

O setor de carne bovina da Argentina ainda não conseguiu chegar a um acordo para pôr fim ao conflito com o Governo pelos preços da carne, desde que foi anunciada a suspensão das exportações, segundo reportagem do jornal argentino La Nación.

A indústria frigorífica fez uma proposta na semana passada para congelar o valor de 10 cortes de consumo de massa até o final do ano em troca de que seja retirada a barreira às exportações, que deverá permanecer até agosto. No entanto, esta proposta não foi muito bem aceita pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA) da Argentina, que esperava reduções importantes nos preços, enquanto a proposta foi de apenas manter os valores atuais por um ano.

A iniciativa dos frigoríficos não conta com o consenso dos consignatários da fazenda e dos produtores, que avaliam outros projetos que imporiam cotas de exportação e não somente a fixação de preços nos cortes de consumo massivo. No entanto, nem entre as entidades de produtores as posições coincidem.

Existe, ainda, um grupo de frigoríficos e produtores que afirmam que a melhor maneira de solucionar o aumento dos preços é destinar a parte dianteira da carcaça ao mercado interno e a traseira à exportação. O certo é que não houve um acordo coletivo, de forma que é possível que várias propostas sejam apresentadas ao Governo argentino.

Os comentários estão encerrados.