O frigorífico Swift Argentina, o maior do país, confirmou que passou a ser controlado pelo Friboi e que o grupo brasileiro possui planos para “futuros investimentos e aquisições estratégicas”. A notícia foi divulgada no início da noite de quinta-feira, mas nenhuma das duas empresas revelou o valor da operação ou a quantidade das ações adquiridas pelo Friboi.
A única informação oficial é de Carlos Oliva Funes, dono de 51% da Swift desde 1999, que ficará com a minoria das ações mas continuará na diretoria da empresa.
O Friboi também adquiriu 49% das ações dos fundos de investimento JP Morgan e Greenwich Street Capital Partners que cada um possuía em Swift Argentina.
Segundo versões de fontes do mercado, o frigorífico teria adquirido cerca de 85% de Swift, na operação que contou com créditos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A operação teria avaliado a Swift em cerca de US$ 200 milhões, mais que o dobro pago por Oliva Funes e seus sócios há seis anos.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Marina Guimarães), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Eu acredito que isso pode ser até uma saída melhor para o nosso mercado da carne.
Só que acho que temos que ter pessoas competentes em termos de fiscalização, pois a entrada de doenças se torna mais fácil também em nosso país.
Peço às autoridades que tenham muita competência nesse sentido.
No mais, desejo bons negócios a todos.
João Coutinho Nunes
Extensionista rural da Emater-RO