O prazo final para o término das restrições à exportação de carne bovina argentina é 31 de dezembro próximo. Mas o Governo argentino está realizando encontros com representantes do setor para discutir opções e implantar medidas para garantir, em 2008, uma oferta doméstica adequada a preços baixos.
Em março de 2006, o então presidente da Argentina, Nestor Kirchner, proibiu todas as exportações de carne bovina na tentativa de evitar elevação nos preços do mercado interno. Progressivamente as restrições foram sendo relaxadas, e as exportações aumentara, mas continuam sendo limitadas a cerca de 70% dos níveis de 2005.
O prazo final para o fim dessas restrições é 31 de dezembro próximo. Mas o Governo argentino está realizando encontros com representantes do setor para discutir opções e implantar medidas para garantir, em 2008, uma oferta doméstica adequada a preços baixos.
A presidente atual, Cristina Kirchner, quer manter políticas econômicas similares às de seu marido. O consumo de carne bovina na Argentina é o maior do mundo. O consumo per capita fica próximo de 70 quilos por ano. Os preços do produto no país correspondem a 7% do índice de preços ao consumidor. A reportagem é de Denise Vieira, da Agência Estado, com informações da Dow Jones.
0 Comments
Era uma postura como essa que o Brasil precisava fazer para fugir da pressão de mercado da UE.
Será que o Nestor Kirscher não gostaria de se candidatar a presidência do Brasil?